DestaquesSaúdeTodas as Notícias

SAMU de Picos terá serviço regulado pela Central de Teresina

anuncio17 UNIFSA

[ad#336×280]Após solicitação realizada junto ao Ministério da Saúde, a central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Picos passa a ser regulado pela Central Estadual do serviço em Teresina. A medida visa desafogar os profissionais que atuam no município diante da dualidade de atender ligações, realizar as perguntas técnicas, envio de ambulâncias, assim como executar in loco o atendimento médico.

Sede do SAMU em Picos - Foto: Paula Monize
Sede do SAMU em Picos – Foto: Paula Monize

De acordo com a Secretária de Saúde, Ana Eulálio, a insuficiência de médicos de plantão na cidade acabava criando uma situação de sobrecarga. “Em Picos existe um único profissional para fazer papel duplo realizando a regulação e o atendimento. Dessa forma uma das duas funções acaba sendo sacrificada porque não se consegue estar em dois locais ao mesmo tempo”, disse Ana Eulálio.

Secretária de Saúde de Picos - Ana Eulália - Foto: Arquivo/RiachaoNet
Secretária de Saúde de Picos – Ana Eulália – Foto: Arquivo/RiachaoNet

Com a mudança, o usuário picoense que acionar o SAMU será atendido inicialmente pela Central de Teresina que possui um número considerável de médicos para realizar o serviço de regulação.  Posteriormente as informações serão enviadas para a base de Picos, onde o médico plantonista atuará como socorrista ou intervencionista.

A secretária Ana Eulálio lembra que a mudança visa melhorar e ampliar os serviços de saúde prestados à população, e que a mesma não se refletirá em prejuízos para o público. O novo direcionamento do serviço deve ser realizado o mais breve possível, pois o mesmo depende apenas que a empresa responsável pelo sistema de comunicação venha a Picos fazer os últimos ajustes.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.