Santo Antônio de Lisboa realiza 14ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na manhã desta terça-feira, 24 de junho, no CREAS de Santo Antônio de Lisboa, com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”. O evento reuniu autoridades, profissionais da área, representantes da sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais para avaliar os avanços e debater diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social no município.
Estiveram presentes o prefeito municipal Erivaldo Lopes, o secretário de Assistência Social Chico Paulo, a assessora especial da pasta e representante da sociedade civil Érica Barros, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Danilo Silva, o secretário de Cultura Jeferson Sousa, a secretária de Educação Patrícia Leal e, representando a Secretaria de Saúde, a coordenadora da Atenção Básica Tânia Carvalho.

Palestra Magna
A conferência teve como destaque a Palestra Magna ministrada pela assistente social, palestrante e conferencista Márcia Camilo, que abordou os principais desafios enfrentados e os avanços conquistados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo dos últimos 20 anos.

Durante seu discurso, o prefeito Erivaldo Lopes enfatizou o compromisso da gestão municipal com a inclusão social:
“Investimos em uma assistência social que acolha, cuide e faça a diferença na vida das pessoas. Por isso, trabalhamos para garantir políticas públicas que ampliem o acesso aos direitos, fortaleçam os laços familiares e ofereçam apoio a quem mais precisa na comunidade”, ressaltou o prefeito Erivaldo Lopes.

Já a assessora Érica Barros destacou a importância do evento como espaço de escuta e construção coletiva:
“A conferência serve para debater e explicar o trabalho da Assistência Social para a sociedade como um todo. A assistência tem a responsabilidade de cuidar, de resistir. Essa resistência é necessária para seguir atuando com compromisso. A conferência é uma forma de nos comunicarmos, de repassar informações e, principalmente, de ouvir a população e compreender suas necessidades”, disse.

Eixos Temáticos
Durante a programação, os participantes se dividiram para debater os cinco eixos temáticos definidos a nível nacional, com o objetivo de construir propostas que serão levadas às etapas seguintes da conferência:
Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades (representado por Cícero Maria);
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional (representado por Vitória Gerusa);
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecimento da Proteção Social e da Inclusão (representado por Darlen Cipriano);
Eixo 4 – Gestão Democrática, Informação e Comunicação Transparente no SUAS (representado por Ianca Mércia)
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS (representado por Eduarda Rodrigues).



Delegados Eleitos
Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Santo Antônio de Lisboa na etapa estadual: Marciana Luzia de Araújo (representante do poder público);Darlen Rodrigues Cipriano de Sousa (representante de entidade da sociedade civil/ONG);Maria Vilma de Sousa Moura (usuária do SUAS).
A conferência reforçou o papel estratégico da política de assistência social na promoção da cidadania e da justiça social, além de consolidar a participação popular na formulação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.












Fonte: Portal Tô de Olho