São João da Canabrava: ex-prefeito morre por complicações da Covid-19
- O ex-prefeito de São João da Canabrava, Pedro Isidoro Neto, faleceu nesta segunda-feira, aos 65 anos, no Hospital São Marcos em Teresina, tornando-se a primeira vítima fatal da covid-19 no município piauiense.
- O político possuía um histórico de saúde fragilizado por transplantes renais e cardíacos, o que agravou seu quadro clínico durante o tratamento contra o coronavírus, resultando em seu falecimento após internação hospitalar na capital.
- Com uma trajetória iniciada na gestão de Picos em 1983, Pedro Isidoro governou São João da Canabrava por três mandatos, sendo figura central na política local, o que motivou a prefeita a decretar luto oficial.
Faleceu na madrugada de hoje, segunda-feira (03), o ex-prefeito de São João da Canabrava, Pedro Isidoro Neto, aos 65 anos. Ele estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina, para tratamento após contrair o novo coronavírus.
O ex-prefeito pertencia ao grupo de risco, pois além de ser idoso já havia passado por transplantes de coração, rins e outras intervenções. Com a morte de Pedim, como era carinhosamente conhecido, o município registra o primeiro óbito por covid-19.

CARREIRA POLÍTICA
Pedro Isidoro Neto exerceu o cargo de secretário de Administração na Prefeitura de Picos, na primeira gestão do ex-prefeito Abel de Barros Araújo (1983-1988). Foi eleito em 1988 como o primeiro prefeito de São João da Canabrava, município emancipado de Picos. Ele foi eleito para mais dois mandatos consecutivos em 1996 e em 2000. Com o seu apoio também foram eleitos João Manoel da Silva, em 1992 e Maria Anita da Silva Pereira, em 2004, ambos já falecidos.

Em 2006 Pedim foi candidato a deputado estadual sem lograr êxito. Dois anos depois, em 2008, tentou retornar à Prefeitura mas foi derrotado pelo sobrinho, Elson Silva. Em 2016 eles reataram as relações políticas e apoiaram a candidatura vitoriosa da atual prefeita, Mércia Abreu, que também era sobrinha de Pedim. O atual prefeito de São Luís do Piauí, Renato de Araújo Sousa, era irmão do ex-prefeito canabravense.
O ex-prefeito deixa viúva a professora Maria do Carmo de Carvalho Isidoro e órfãos de pai os médicos Alex e Danilo, os advogados Márcio e Karen Aline e a estudante Maria Clara. Por conta do falecimento de Pedro Isidoro, a prefeita Mércia Abreu decretou luto oficial de três dias no município e ainda solicitou o fechamento do comércio local.
Picos 40 Graus
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
