ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
GeralMunicípiosSão José do PiauíTodas as Notícias

São José do Piauí comemora meio século de história

[ad#336×280]Com uma programação diversificada com atividades esportivas, religiosas e culturais, o município de São José do Piauí esteve em festa nos dias 11 e 12 deste mês para comemorar seu meio século de história, ou seja, 50 anos de emancipação política. A população não só prestigiou as festividades, como também se integrou nas atividades previamente programadas pela Prefeitura.

A programação teve início no dia 11, sexta-feira, com as celebrações de uma missa na Igreja Matriz e um de um culto na Igreja Assembleia de Deus, em ação de graças pelo aniversário da cidade. No sábado, dia 12, as atividades tiveram início logo cedo com a alvorada festiva, seguida de hasteamento das bandeiras e diversas competições nas modalidades masculina e feminina, ação social, ação recreativa para as crianças, partidas de vôlei e de futebol de campo.

Prefeito Atiano entregando prêmios-Foto: Gelimar Moura
Prefeito Atiano entregando prêmios-Foto: Gelimar Moura
Multidão prestigiando o shows de Solteirões e Saia Rodada-Foto: Gelimar Moura
Multidão prestigiando o shows de Forró Estourado e Saia Rodada-Foto: Gelimar Moura

À noite, a população sãojoséense foi presenteada com os shows em praça pública com o cantor Cristiano Pipow e das bandas Saia Rodada e Forró Estourado. As atrações agradaram o público, que lotou a longa avenida na saída para o povoado Atalho. A festa atraiu também milhares de pessoas de municípios vizinhos, como Picos, Inhuma, São João da Canabrava, Sussuapara, Santana do Piauí, São Luís do Piauí, Valença, Dom Expedito Lopes, Bocaina, Geminiano, dentre outros.

Hasteamento da bandeira -Foto: Gelimar Moura
Hasteamento da bandeira -Foto: Gelimar Moura
Saia Rodada e Forró Estourado animaram o público-Foto: Gelimar Moura
Saia Rodada e Forró Estourado animaram o público-Foto: Gelimar Moura

AUTORIDADES

O prefeito de São José do Piauí, Atiano Bezerra Borges, recepcionou várias autoridades, lideranças políticas e amigos durante as festividades alusivas aos 50 anos de emancipação política da cidade, dentre as quais o ex-prefeito Ademar Bezerra, o vice-prefeito Alacide Borges, secretários municipais e os vereadores Airton Ferreira (presidente da Câmara), Manoel Nelson, Antônio Gabriel, Joaquim Manoel, Marinalva Santos, Renavan e Manoel Inácio.

Da grande região, prestigiaram a festa os prefeitos Kleber Eulálio (Picos), Edvardo Rocha (Sussuapara), Alecxo Belo (Dom Expedito Lopes), Renato Pio (São Luís) e Elson Silva (São João da Canabrava), como também o deputado estadual Nerinho, o secretário do Trabalho, Warton Santos, o advogado Severo Neto, o médico Pablo Santos, os empresários Josué

Oliveira (Moreno Calçados), Josafá (Marques Frios), Toninho Leal (Leal Veículos) e os ex-prefeitos de Picos, José Néri e de Bocaina, Francisco Macêdo.

HISTÓRIA

Onde hoje é São José do Piauí existia uma fazenda de criação de gado, chamada fazenda Monte Alegre. O primeiro comerciante foi o senhor Antônio Pedro Bezerra, dono da maioria das terras. O povoado foi batizado de São José da Tapera. O vereador de Picos, Francisco Vicente Pacheco, com a ajuda de outras pessoas conseguiu elevar em dezembro de 1963 o povoado São José da Tapera em município com o nome de “São José do Piauí”, sendo instalado em 12 de abril de 1964. O prefeito nomeado foi Manoel José da Silva por um ano de mandato. E em 1965 foi eleito pelo povo Antonio João Bezerra.

A pavimentação da estrada que liga São José a Picos, inaugurada em 2004, foi a grande mola propulsora do desenvolvimento, trazendo melhorias na economia e na qualidade de vida de seus moradores. Recentemente também foi inaugurada a pavimentação que liga São José a Inhuma, esta impulsionando o escoamento da produção de duas culturas importantes da agricultura local que é o caju e a mandioca.

Fonte: Wikipédia

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade