ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Saúde de Picos abre VII Semana do Bebê nesta segunda (18)

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou, na manhã desta segunda-feira (18), no Pronto Atendimento Infantil Municipal – PAIM, a abertura oficial da VII Semana do Bebê, que segue até a próxima sexta-feira (22). O tema deste ano é “O desenvolvimento integral da primeira infância em tempos de pandemia”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou, na manhã desta segunda-feira (18), no Pronto Atendimento Infantil Municipal – PAIM, a abertura oficial da VII Semana do Bebê, que segue até a próxima sexta-feira (22). O tema deste ano é “O desenvolvimento integral da primeira infância em tempos de pandemia”.

Marciel Pio, coordenador de Saúde da Criança e do Adolescente, falou sobre as ações que serão desenvolvidas durante o decorrer da semana.

“Hoje estamos iniciando a Semana do Bebê e durante os próximos cinco dias haverá programação nos mais diversos setores do município voltados para as crianças de nossa cidade. Amanhã estaremos com a Assistência Social; na quarta estaremos na UBS do Samambaia, com o Dia D da Saúde; na quinta estaremos juntos com a educação; e na sexta teremos um momento simbólico da entrega da chave da cidade ao bebê-prefeito, que é aquele primeiro a nascer durante a semana. Teremos uma semana extensa de eventos dedicados às crianças de 0 a 6 anos, em busca do Selo Unicef, que garante uma saúde de qualidade para nosso município”, explicou.

Segundo ele, a premissa trabalhada na Semana do Bebê é o acompanhamento do desenvolvimento das crianças pela Saúde Municipal.

“O objetivo dessa semana é garantir o direito de sobrevivência e de desenvolvimento infantil. Haverá acompanhamento durante todo o ano envolvendo o todo: crescimento, vacinação, entre outros pontos. Ano passado, infelizmente, não tivemos a programação por conta da pandemia, mas este ano e nos próximos estaremos dando continuidade a esse trabalho que é muito importante para nossa cidade”, pontuou.

A coordenadora administrativa do PAIM, Mauriceles Macêdo, destacou a importância do acompanhamento médico para as crianças no sentido de prevenção de doenças. Frisou que este rem sido um trabalho já exercido pelo Pronto Atendimento Infantil.

“O PAIM tem uma importância grande nesse trabalho que é realizado com as crianças de nossa cidade, pois elas são nosso público-alvo. São com elas que trabalhamos diariamente, durante todo o ano. Já fazemos um trabalho especializado voltado para essas crianças, mas durante essa Semana do Bebê estaremos intensificando. Aqui fazemos prevenção de várias doenças, como testes de orelhinha e pezinho dos recém-nascidos, consultas pediátricas, vacinas. Fazemos tudo o que é preventivo, e tratamos também, se houver necessidade. Estamos aqui todos os dias para garantir que as crianças de nosso município sejam crianças saudáveis e sem sequelas de qualquer coisa que possa acontecer”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, frisou que esta é apenas uma semana simbólica, onde o trabalho para o referido público é intensificado, mas que, dia a dia, as equipes têm se empenhado na propagação de uma saúde de qualidade para o município.

“Essa é uma semana simbólica para fortificar as ações que já são realizadas rotineiramente aqui na nossa pasta. Toda a equipe que aqui atua está para mostrar aos pais a importância de trazerem seus filhos de 0 a 6 anos para que estejam fazendo todos os testes e, assim, identificarem logo os problemas congênitos que porventura possam ter, seja tudo resolvido e não tenha nenhum problema mais grave”, pontuou.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade