ad16
DestaquesTodas as Notícias

Saúde de Picos esclarece sobre entrega de resultados de exames RT-PCR

Confira a nota!

A Secretaria de Saúde de Picos, por meio do Centro Integrado em Especialidades Médicas, esclareceu, por meio de uma nota, sobre a demora em relação a entrega de exames RT-PCR. O órgão explica que o atraso se dá por parte do Laboratório Central de Saúde (LACEN), local que é realizada as análises das coletas enviadas pela SMS.

A nota explica ainda que o CIEM não está conseguindo entregar os resultados em prazo hábil, em relação ao que entregava antes. “A partir do momento que as amostras são enviadas para o LACEN, a SMS aguarda o retorno dos resultados dos exames, ficando então a mercê do laboratório que é responsável pelas análises”, diz a Secretaria de Saúde de Picos.

Ciem de Picos

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro Integrado em Especialidades Médicas, (CIEM) vem explicar a população picoense que atualmente o CIEM conta com a oferta de dois tipos de testes para detecção da Covid-19, sendo um deles, o sorológico, que é realizado em pacientes que apresentam sintomas com mais de 8 dias, neste caso, a análise é realizada no CIEM, por isso, o resultado sai no mesmo dia.

O outro é o RT-PCR, que também é coletado no CIEM, contudo, enviado a Teresina para a realização de análises. A demora em relação a entrega deste exame se dá por parte do Laboratório Central de Saúde (LACEN), local que é realizada as análises das coletas enviadas pela SMS. Por esse motivo, o CIEM não está conseguindo entregar os resultados em prazo hábil, em relação ao que entregava antes. A partir do momento que as amostras são enviadas para o LACEN, a SMS aguarda o retorno dos resultados dos exames, ficando então a mercê do laboratório que é responsável pelas análises.

A SMS ainda destaca que no que tange a coleta de amostras que é realizada aqui em Picos, as mesmas são repassadas com celeridade para o laboratório de Teresina já no dia seguinte após as amostras serem coletadas nos pacientes. Solicitamos que a população compreenda como é realizado o processo de análises, e que em relação aos exames de RT-PCR as análises não dependem do CIEM, o órgão apenas realiza a entrega, quando chegam os resultados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.