ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralSaúdeTodas as Notícias

Saúde de Picos inicia campanha nacional contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste sábado, conhecido também como “Dia D de Mobilização”, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A abertura oficial ocorreu na Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Canto da Várzea e contou com a presença do prefeito, Kleber Eulálio, da secretária municipal de saúde, enfermeira Conceição Portela e a população em geral. Como parte do Dia D foi oferecido ainda, café da manhã para as crianças e adultos que participaram da campanha.

Em seu discurso o Prefeito Kleber Eulálio reforçou o convite aos cidadãos para tomarem a dose da vacina. “A vacinação contra o Influenza é extremamente segura e fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves”, frisou.

Dia D de vacinação-Foto: Marcos Valério
Dia D de vacinação-Foto: Marcos Valério

Neste sábado, as 20 unidades básicas de saúde da zona urbana ficaram abertas das 8 horas às 17 horas. A meta da Coordenação Municipal de Imunização é distribuir 16.689 doses ao grupo prioritário até o dia 22 de maio, quando termina a campanha. De acordo com a gestora da pasta, Conceição Portela, é importante que as pessoas procurem por um posto de saúde o quanto antes e não deixem para se vacinar nos últimos dias.

Prefeito Kleber Eulálio esteve presente no dia D de vacinação-Foto: Marcos Valério
Prefeito Kleber Eulálio esteve presente no dia D de vacinação-Foto: Marcos Valério

 “Nós temos um cumprimento de meta, que é mais de 16 mil pessoas distribuídas nos grupos prioritários e agente sempre faz um apelo a população, Picos tem uma série histórica muito boa, porque sempre atinge as coberturas vacinais, principalmente na campanha da influenza, então é muita satisfação os idosos, os pais está trazendo seus filhos e os profissionais de saúde atendendo o nosso chamamento, isso que é importante é que as pessoas venham aos postos tomar a vacina”

Equipe de vacinação da SMS-Foto: Marcos Valério
Equipe de vacinação da SMS-Foto: Marcos Valério

Esse ano, as doses serão destinadas a nove grupos prioritários, divididos em: pessoas idosas (com 60 anos ou mais), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. A vacina protege contra os três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Na Zona Rural, as doses serão aplicadas  a partir dessa segunda – feira (11).

Ascom SMS

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade