ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Saúde de Picos lança Outubro Rosa e conscientiza mulheres no combate ao câncer de mama e colo do útero

A SMS de Picos disponibilizou mais de 2.000 mamografias durante o mês de outubro.

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (07), o lançamento do “Outubro rosa”, pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos. O evento aconteceu na academia de saúde da Avenida Severo Eulálio, às 17h00, e reuniu autoridades da pasta, além de mulheres que fazem parte do projeto de dança da Cultura.

“O outubro rosa é uma das campanhas pioneiras, não desmerecendo as outras, mas é uma campanha de suma importância, visto que é o mês que temos o simbolismo do combate ao câncer de mama e colo de útero. Tendo em vista isso, temos enfrentado com todas as forças da Secretaria, essa doença. Esse mês dobramos a oferta de mamografia pelo serviço SUS e conscientizamos que todas as mulheres busquem suas UBS’s para se prevenirem e, assim, a gente possa diminuir ao máximo a incidência desse tipo de câncer”, falou o secretário de Saúde, Aldo Gil.

Aldo Gil, secretário de Saúde de Picos – Foto: Jaqueline Rajner

O Coordenador de Saúde da Mulher, Iago de Carvalho, informou que durante todo o mês de outubro a Secretaria estará desenvolvendo ações que conscientizem o público feminino picoense quanto à importância da prevenção e autocuidado.

“Além do câncer de mama, recentemente, no mês de outubro, começou a celebrar o combate do câncer de colo de útero. Serão realizados nas UBS de Picos ações voltadas para o mês, com autoexame, solicitações de mamografias, informações e exames citopatológicos”, informou.

Coordenador de Saúde da Mulher, Iago de Carvalho – Foto: Jaqueline Rajner

O coordenador destacou que foram disponibilizadas mais de 2.000 mamografias neste mês de outubro, o dobro da demanda ofertada nos demais meses. “Durante todo o ano é realizada mamografia, autoexame como prevenção, mas em outubro enfatizamos o trabalho, principalmente mulheres de grupo de risco, a partir dos 35 anos de idade”.

A Coordenadora de Atenção Primária da Saúde de Picos, Tânia Luz, frisou que durante todo o mês o objetivo principal é encorajar as mulheres a se cuidarem e se prevenirem contra o câncer de colo de útero e de mama.

“Nesse mês nosso objetivo é conscientizar as mulheres picoenses tanto para o diagnóstico precoce quanto para a prevenção desses dois tipos de câncer. Intensificaremos a importância da realização dos exames, para que nenhuma mulher picoense fique sem fazer o exame. Aqui na secretaria nós sempre apoiamos essas campanhas de prevenção de doenças”, pontuou.

Coordenadora de Atenção Primária da Saúde, Tânia Luz – Foto: Jaqueline Rajner

Ela explicou que é preciso que todas as mulheres entre 25 e 69 anos se dirijam a uma Unidade Básica de Saúde para realizarem o autoexame e, se preciso for, a mamografia. Fora dessa faixa etária, apenas se a mulher estiver com algum sintoma.

O prefeito municipal, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, não pôde estar presente no evento, mas foi representado pela primeira-dama do município, Diana Melo.

Veja as imagens do evento:

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade