ad16
DestaquesTodas as Notícias

Saúde de Picos promove blitz educativa sobre conscientização e prevenção de ISTs

A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Trânsito e o SEST SENAT.

Na manhã desta sexta-feira, 25 de março, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria da Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou uma ação conjunta voltada para a prevenção e cuidados contra infecções sexualmente transmissíveis, juntamente com o Serviço Social do SEST SENAT na Rua Coronel Francisco Santos, Centro de Picos.

Os profissionais da SMS realizaram diversas ações, dentre elas, coleta de sangue em voluntários para o diagnóstico de possíveis enfermidades, como gonorreia, Hepatites, HIV, sífilis, entre outras infecções, e, com apoio da Guarda de Trânsito, os motoristas e pedestres eram conduzidos à frente para receberem panfletos com orientações acerca das medidas a serem tomadas com a chegada do Carnaval. Os populares tiveram acesso aos materiais de prevenção sexual.

Em depoimento, o coordenador do CTA, Fábio Bernardes, relatou a importância da Blitz que teve por tema ‘’Com ou sem Carnaval, a Prevenção Continua’’. Bernardes afirma que, independente do período carnavalesco, o cuidado deve ser constante. Para o coordenador, o dia foi bastante proveitoso, sem tumulto.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Picos está dando todo suporte, com a equipe fazendo exames de sangue, glicemia, verificação de pressão arterial, entre outras atividades. Essa atividade está sendo realizada de forma bem clara, onde a população pudesse participar de uma maneira simples e sem ter tumultuo, mas de uma forma eficaz”, disse Fábio Bernardes.

Coordenador Administrativo do CTA, Fábio Bernardes (Foto: Maria Ivonete)

Questionado sobre a demora do diagnóstico, ele afirma que, para algumas testagens, cuja análise deve ser mais aprofundada, os pacientes teriam seus dados coletados para posterior resultado da avaliação. Ainda ressalta que o CTA está à disposição da população para realização de exames e consultas.

“Aqui no CTA temos uma demanda livre, a pessoa chega, munida com o cartão do SUS e da identidade, daí já faz o cadastro na recepção e podem realizar os exames sífilis, hepatite, HIV, inclusive, esses dois exames clamídia e gonorreia”, finaliza o Coordenador.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.