GeralTodas as Notícias

Saúde de Picos promove roda de conversa e debate questões relacionadas a conscientização do autismo

Familiares de crianças assistidas pelo Projeto de Musicoterapia puderam avaliar as atividades já desenvolvidas.

anuncio17 UNIFSA

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, promoveu na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, uma roda de conversa sobre o diagnóstico do neurodesenvolvimento. A ação faz parte do mês de conscientização sobre o autismo. O encontro aconteceu no CEMP.

A roda de conversa foi formada pela Secretária Municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil; Coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, Emanuelle Reis; Pâmela Graziela, Musicoterapeuta; Alessandra Moraes, Psicopedagoga e Amanda Macedo, Psicóloga.

Segundo a Coordenadora da Pessoa com Deficiência, Emanuelle Reis, uma das propostas desse encontro foi para discutir como é feito o diagnóstico do autismo nas crianças. “A grande importância desse momento é ter os pais das crianças, que são as pessoas mais importantes do Projeto de Musicoterapia. A gente sabe a importância dessa terapia no tratamento do autismo, e estamos a deposição das pessoas que precisam fazer o tratamento”, destacou a coordenadora.

Emanuelle Reis, Coordenadora da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde de Picos (Foto: Isael Pereira)

A Secretária de Saúde, Tatiane Gil, esteve presente na roda de conversa, e na oportunidade frisou sobre a ação e o desenvolvimento do Projeto de Musicoterapia. “Então, estamos realizamos essa roda de conversa com os pais das crianças que estão participando do projeto ‘Musica para Cuidar’. Foi um projeto iniciado no ano passado com aval do nosso prefeito, Gil Paraibano, que sempre foi muito sensível com o cuidado das crianças e que pretendemos dar continuidade e ampliá-lo”, falou a secretária de Saúde.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil (Foto: Isael Pereira)

Para Irla Santos, que é mãe de uma criança atendida pelo projeto, enfatizou que a ação é bastante importante para o desenvolvimento cognitivo do seu filho. “Eu tenho um filho autista que vai fazer 7 anos, esse meu filho teve grande avanço no sentido social, no sentido de sair de casa para participar de algo, principalmente de ser em grupo, e ter o contado com outras crianças, vi que isso é muito importante para o desenvolvimento dele”, destaca a mãe.

Irla Santos, mãe de criança atendida pelo projeto (Foto: Isael Pereira)

PROJETO DE MUSICOTERAPIA

O Projeto de Musicoterapia, intitulado de “Musica para Cuidar” foi implantando em 2022 pela Secretaria de Saúde de Picos e atente 30 crianças com espectro autista.

Fonte: CCOM -PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.