ad16
GeralTodas as Notícias

Saúde de Picos promove segunda etapa de capacitação para diagnóstico clínico da hanseníase

Com o propósito de aprimorar as atividades clínicas e hospitalares na prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação do Pronto Atendimento Médico (PAM), realizou na manhã desta terça-feira, 26 de abril, a segunda etapa de capacitação para diagnóstico clinico da hanseníase.

Para o Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, a capacitação é importante porque ela vai atualizar os profissionais da saúde de Picos em relação a hanseníase. “A saúde é dinâmica ela muda sempre, inclusive a gente está fazendo agora a atualização do tratamento da hanseníase, a gente está trazendo profissionais qualificados para fazer a capacitação, a ideia que depois dessa qualificação a gente possa avançar no diagnóstico da doença”, explicou o Coordenador.

Coordenador do PAM, Gilberto Valentim (Foto: Daniel Holanda)

De acordo com o Coordenador as capacitações continuam nos próximos dias com exercícios das práticas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Parque de Exposição, Junco e São Vicente (Posto de Saúde Belinha Nunes).

“Esse momento é muito importante porque trazemos um profissional que é hansenólogo para estar junto aos profissionais de Picos, a gente espera que toda equipe que foi convocada participe da capacitação. Picos só tem a ganhar com essa última etapa do projeto”, destacou a Coordenadora Estadual do Programa Hanseníase, Eliracema Alves.

Eliracema Alves, Coordenadora Estadual do Programa Hanseníase (Foto: Daniel Holanda)

A capacitação foi ministrada pelo hansenólogo, Dr. Marco Andrey, na oportunidade o médico falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “ É importante alertar o profissional da Atenção Básica que a hanseníase existe, e muita das vezes precisa de um exame clínico mais aprofundado, com mais empenho no sentido de aprofundar mais nessas lesões, principalmente nos sintomas neurológicos como dormência, formigamento e dores nos nervos”, pontuou o hansenólogo.

Hansenólogo, Dr. Marco Andrey (Foto: Daniel Holanda)

A capacitação foi voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Básica do Município de Picos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.