ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Saúde de Picos realiza abertura de programações do “Setembro Amarelo” na UBS Belinha Nunes

O foco deste ano é capacitar equipes de saúde que atuam nas UBS's para acolher os pacientes que necessitam de apoio psicossocial.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Atenção Psicossocial – Caps II, realizou, na manhã desta quarta-feira (01), a abertura das programações referentes ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e combate ao suicídio.

Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco das Chagas, o Chaguinha; a vereadora Dalva Mocó; a coordenadora do Caps II, Aurilândia Leal; a enfermeira de Estratégia da Saúde, Sery Neely Lima; representantes do Conselho Tutelar; entre outros profissionais da saúde.

A coordenadora do Caps II, Aurilândia Leal, mais conhecida por Maninha, especificou de que forma a Secretaria de Saúde trabalhará este ano a campanha Setembro Amarelo.

Aurilândia Leal, coordenadora Caps II – Foto: Jaqueline Rajner

“A campanha Setembro Amarelo é uma campanha de nível mundial que foi intensificada desde 2015. Nós, aqui de Picos, trabalhamos com essa temática o ano todo, mas em setembro intensificamos a questão de valorização da vida, dando importância principalmente nas UBS, que é quem tem o contato primário com o paciente. Nosso foco é capacitar os profissionais para que eles possam ouvir os pacientes sem criticar, acolher bem e orientar os familiares em como lidar com determinadas situações. Enfatizamos nessa campanha que a vida é importante”, disse ela.

Sery Neely Lima, enfermeira do Estratégia de Saúde da Família, enfatizou a necessidade de haver uma rede consolidada de atendimento à saúde mental do povo picoense, como salas de internação ambulatorial e médicos psiquiatras.

Sery Neely Lima, enfermeira do Estratégia em Saúde da Família – Foto Jaqueline Rajner

“Nós somos a porta de entrada para que a comunidade adentre na rede de saúde mental. Como estamos muito próximos das comunidades, acabamos por conhecer a fundo a realidade deles, e são muitos os usuários que chegam pedindo ajuda. A gente tem acolhido essas solicitações, sempre ouvindo, mas precisamos de uma rede consolidada, onde o paciente tenha a resolução de seu problema. O Estratégia da Família acolhe, mas não tem o poder de resolutividade total. Precisamos de psiquiatras, leitos psiquiátricos, para que, se fato, haja resolutividade. Mas temos conseguido muita coisa com o pouco que temos feito”, destacou.

O vereador Chaguinha frisou que levará à Câmara projetos na área de saúde mental para atender a população picoense, como investimento em ambulatório psiquiátrico e médicos especializados, os quais serão enviados aos órgãos responsáveis em implantar os serviços no município.

Vereador Chaguinha, presidente da Câmara de Vereadores de Picos – Foto Jaqueline Rajner

“O que a Câmara pode fazer? Pode acompanhar esses processos e tentar reivindicar aquilo que estamos sentimos falta, como uma área dentro do Hospital que faça atendimento imediato psiquiátrico e depois encaminhe para os Caps. Sentimos também a falta de um psiquiatra para atender a população carente. Tudo isso nós vamos levar para a Câmara e vamos fazer os requerimentos e encaminhar para os órgãos competentes, junto à Saúde Municipal e Estadual, assim como para o governador, para que possamos contribuir, dentro de nossas possibilidades, para um melhor atendimento psicossocial em nossa cidade”, declarou.

No dia 10 de setembro, considerado o “Dia D” da campanha, haverá um encontro com todos os profissionais da rede de Saúde de Picos, onde será desenvolvida uma roda de conversa e uma oficina terapêutica, na busca de soluções para ajuda-los em sua capacitação.

Às segundas e quartas, o Caps II trabalhará com os familiares dos pacientes, nas salas de espera, o tema de valorização da vida, juntamente com as UBS’s da cidade que exercerão o mesmo trabalho. O Caps Ad também entrou em parceria na campanha e desenvolverá palestras nas escolas de Picos.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade