ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Saúde de Picos realiza blitz educativa em alusão ao ‘Dia Internacional da luta contra o uso e tráfico de drogas’

Na ação foram distribuídos panfletos, adesivos e álcool em gel.

O Centro de Atenção Psicossocial a dependentes de Álcool e Drogas – Caps AD – realizou, na manhã desta quinta-feira (24), na BR-316, em frente ao antigo Detran de Picos, uma panfletagem de conscientização em alusão ao Dia Internacional de Luta Contra o Uso e Tráfico de Drogas, celebrado no dia 26 de junho, próximo sábado.

A terapeuta ocupacional do CapsAD, Gekeyla Nogueira, destacou a celebração da datapela ONU e frisou que, anualmente, a instituição trabalha o dia 26 de junho com ações educativas quanto ao uso e tráfico de drogas.

Terapeuta ocupacional do Caps AD de Picos, Gekeyla Nogueira

“Todo dia 26 de junho é considerado pela Organização das Nações Unidas o Dia Internacional da Luta contra o Uso e Tráfico de Drogas. Como o Caps Ad é uma instituição voltada para o tratamento de pessoas com dependência química, essa data está sempre dentro do calendário anual. Hoje fizemos a panfletagem e passamos orientações sobre a importância do combate às drogas”, destacou.

Ela disse ainda que o trabalho na área é difícil, pois o uso de drogas é algo que atinge não apenas ao usuário, mas aos seus familiares também.

“Cada dia está mais difícil a atuação na prevenção e no tratamento de combate às drogas. A gente tenta utilizar, através da instituição, ações educativas como a de hoje, para que possamos estar conscientizando que o uso de drogas traz muitas consequências, não apenas para o usuário, mas para suas famílias”, enfatizou.

Luana Figueredo, coordenadora do Nasf, destacou que tipo de serviço o núcleo oferece às pessoas com dependência química e também a seus familiares.

Luana Figueredo, coordenadora do Nasf

“Nossa campanha é para estarmos conscientizando a população sobre as consequências quanto ao uso de drogas. É importante estarmos sempre olhando as pessoas próximas a nós, nossos familiares. Hoje tivemos uma panfletagem com valor de prevenção. O Nasf trabalha com terapias com psicólogos e assistência social, caso haja necessidade, para essas pessoas, juntamente com o Caps AD”, disse.

O vice-presidente do Conselho Tutelar de Picos, Genilson Oliveira, pontuou a importância da ação no município.

Vice-presidente do Conselho Tutelar de Picos, Genilson Oliveira

“Essa ação é muito importante quando o assunto é o combate de drogas, seja com crianças e adolescentes, mas também por adultos. Com o avançar dos tempos, percebemos o crescimento do uso de álcool e outras drogas tanto no meio das crianças, como também em seus responsáveis. Por isso se faz importante o acolhimento pelos órgãos públicos, o tratamento e consequente recuperação dessa dependência”, falou.

Ele destacou ainda que muitos, mesmo dependentes, não acreditam que sejam, o que torna o tratamento e a conscientização mais difíceis.

“O trabalho de prevenção tem sua dificuldade no sentido de que as pessoas que fazem pouco uso das drogas – sejam lícitas ou ilícitas – não acreditam em sua dependência. Essa falta de reconhecimento de que qualquer substância que causa dependência é uma droga faz com que as pessoas não enxerguem a própria dependência e dificulta nosso trabalho”, afirmou.

A instituição teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, e parceria com o Caps II, Conselho Tutelar, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Polícia Rodoviária Federal.

Além da distribuição de panfletos, foram entregues kits com álcool em gel e adesivos alusivos à ação.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade