ad16
DestaquesTodas as Notícias

Saúde de Picos realiza Dia D de Vacinação contra gripe e sarampo

A vacinação para crianças e idosos se estenderá até o dia 3 de junho e poderá ser realizado em qualquer UBS que tenha sala de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenadoria de Imunização, realizou neste sábado, 30 de abril, o Dia D de Vacinação contra gripe e sarampo. Uma solenidade realizada no Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião (PAIM), objetivou levar informações e orientações sobre a campanha de imunização.

A Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, afirma que foi dado início a vacinação contra influenza e o sarampo. Contra a influenza poderão ser vacinados os idosos de 60 anos e mais e crianças de 06 meses a 4 anos. Já contra o sarampo, o público são crianças de 09 meses a 4 anos. Segundo ela, todas essas crianças e idosos deverão ser contemplados com a vacinação, mesmo que já tenham recebido doses desse imunizante em anos anteriores.

PAIM realizou vacinação exclusiva para crianças (Foto: Isael Pereira)

“A vacina deste ano está protegendo contra as novas cepas do vírus da influenza, que são as que estão em circulação no momento. Agora com a flexibilização do uso de máscaras e medidas restritivas, essas doenças de alta transmissibilidade como influenza e sarampo estavam em baixa, devido a esses cuidados, mas agora, voltaram a circular com maior frequência, por isso a necessidade de tomarem as vacinas” afirma a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes (Foto: Isael Pereira)

Mariana ainda conta que a vacinação se estenderá por todo mês de maio, indo até 03 de junho. Os pais podem estar levando as crianças para vacinarem até esse período. Mariana Fontes diz que o município dispões de 15 salas de vacinação fixas, mas no Dia D de Vacinação, estão em funcionamento 21 salas, das 08:00h às 16:00h.

“As UBS que não possuem sala de vacina fixa, principalmente as da zona rural, estarão agendando o dia de estar levando as vacinas, para facilitar o acesso a população. Notamos de início uma grande procura, e montamos uma descentralização, com isso, não temos grandes filas, tanto para crianças, como idosos que estão sendo vacinados”, conclui Mariana Fontes.

A Secretária Municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, acompanhou de perto o pontapé inicial do Dia D de Vacinação. Para ela, qualquer que seja a imunização é de extrema importância.

“Estaremos com a vacinação ativa durante todo mês de maio, em 15 salas de vacina, onde a população pode procurar a qualquer dia. Sabemos a importância da imunização, passamos agora pelo Covid, e vimos que somente com a vacinação é que o mundo conseguiu ficar mais tranquilo. Reforço qualquer forma de imunização para qualquer doença, é muito importantíssimo”, disse a Secretária.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil (Foto: Isael Pereira)

Na ocasião, também participaram da solenidade, Mauriceles Macedo, Coordenadora do PAIM, Tânia Luz, Coordenadora da Atenção Primária, Fabrícia Borges, Coordenadora da Rede de Frios, Robsoncley Viana, Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos e outros membros da SMS, além de pais e crianças que foram vacinar.

Fonte: CCOM-PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.