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Saúde de Sussuapara se destaca em avaliação do Ministério da Saúde

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Por João Paulo Leal

ASCOM

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, divulgou a lista dos municípios brasileiros que se destacaram na avaliação dos serviços prestados pelas equipes de atenção básica e de saúde bucal. O município de Sussuapara foi um dos que se destacaram com resultados acima ou muito acima da média e, com isso, passará a receber recursos adicionais a partir de 2015.

Equipe de Saúde de Sussuapara-Foto: Romário Mendes
Equipe de Saúde de Sussuapara-Foto: Romário Mendes

Os gestores e profissionais da Saúde de Sussuapara comemoraram mais esse resultado positivo. De acordo com o secretário de Saúde, Naerton Silva Moura, o PMAQ comprovou por meio de avaliação que a população conta com um alto nível de atendimento na Saúde primária. “Temos que comemorar esses resultados, que devem ser creditados ao trabalho de nossas equipes e também ao apoio que temos encontrado junto à Gestão Municipal” – comentou.

Receberam avaliação “Muito acima da média” as equipes de Atenção Básica de Novo Paquetá, Tamboril e Melancias (sede) e as equipes de Saúde Bucal de Tamboril e Sede. Ficaram com avaliação “acima da média” a equipe de saúde bucal de Novo Paquetá e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os recursos adicionais serão utilizados para melhoria continuada dos serviços prestados por essas equipes.

Secretário de Saúde de Sussuapara, Naerton Moura-Foto: Romário Mendes
Secretário de Saúde de Sussuapara, Naerton Moura-Foto: Romário Mendes

O incentivo faz parte do processo de modernização da gestão da saúde, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando tanto a autoavaliação das equipes como a oportunidade de aprimoramento do cuidado.

A avaliação é composta por três partes: uso de instrumentos autoavaliativos – o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa – responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos, que corresponde a 70% da nota de avaliação.

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