ad16
SaúdeTodas as Notícias

Saúde inicia tratamento para pessoas fumantes

A campanha para o ano de 2019 trás como tema Tabaco e saúde pulmonar.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Controle ao Tabagismo, iniciou neste mês de maio o tratamento para pessoas fumantes. Neste mesmo mês, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio. A campanha para o ano de 2019 trás como tema Tabaco e saúde pulmonar.

“No mês de maio começamos a fazer o tratamento em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Parque de Exposição e Boa Vista, e em junho mais quatro UBS iniciarão o tratamento para os fumantes, estamos apenas organizando as medicações que chegaram para encaminhá-las aos postos”, disse a Coordenadora de Controle ao Tabagismo, Micherlla de Brito.

Coordenadora de Controle ao Tabagismo, Micherlla Brito – Foto: Romário Mendes

As pessoas que recebem o tratamento já são cadastradas nas UBS e são acionadas assim que a medicação está disponível. Mediante o cadastro e já tendo o quantitativo necessário para fazer o tratamento, inicia-se o grupo terapêutico, tanto para o paciente receber a medicação como para ser assistido pela equipe multiprofissional.

De acordo com a coordenadora, o tratamento tem duração de três meses com terapia cognitiva comportamental para deixar de fumar, sendo que o paciente fica sendo monitorado durante sete meses.

O objetivo principal da Campanha é conscientizar sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre saúde pulmonar, do câncer a doença respiratória crônica, além da importância dos pulmões na saúde geral das pessoas.

Ascom SMS

Tags

Leia Também

Publicidade