Scaners raio-X são destinados para presídio de Picos
- A Secretaria de Justiça do Piauí equipou as penitenciárias de Esperantina, Picos e Parnaíba com novos scanners de raio-X para vistoria de visitantes, integrando o programa estadual de modernização e segurança prisional em andamento.
- O secretário Daniel Oliveira destacou que a iniciativa promove o avanço tecnológico aliado à revista humanizada, reforçando a estrutura física dos presídios e garantindo melhores condições operacionais para o sistema penitenciário estadual.
- Como parte do pacote de investimentos contínuos desde 2015, a pasta também entregou equipamentos de proteção individual, armamentos não letais, dezenas de pórticos e raquetes detectoras de metais para os agentes.
As penitenciárias de Esperantina, Picos e Parnaíba receberam, cada uma, um aparelho scanner raio-X, para serem utilizados nos procedimentos de revista de materiais de visitantes.

Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Justiça do Piauí, como parte do programa de modernização dos presídios estaduais que vem sendo implantado pelo Governo do Estado.
Outros presídios que já contam com scanners raio-X são as casas de detenção de Altos e São Raimundo Nonato, Casa de Custódia de Teresina e Penitenciária Regional Irmão Guido.
Em agosto deste ano, a Secretaria de Justiça entregou, para o sistema prisional, 17 novos pórticos detectores de metais e 72 raquetes detectoras de metais.
Na visão do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, os equipamentos representam mais um avanço na segurança prisional e na implementação da revista humanizada nos estabelecimentos penais.
“Nossa diretriz é garantir a segurança e a humanização, por meio da estruturação física dos presídios, do aperfeiçoamento dos agentes e procedimentos e através dos projetos de ressocialização”, diz o gestor.
A Sejus também entregou, em agosto, 20 máscaras de gás, 50 capacetes e 50 caneleiras, materiais que estão sendo utilizados para reforçar a proteção individual dos agentes penitenciários.
De 2015 para cá, já foram adquiridas para os presídios 40 espingardas calibre 12, seis mil munições de elastômero, 150 sprays de pimenta, 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som.
Fonte:Cidadeverde
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
