Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

SDR construirá três novas barragens de acumulação em Pio IX

Rua Sebastião Arrais, no centro comercial da cidade de Pio IX

Rua Sebastião Arrais, no centro comercial da cidade de Pio IX

[ad#336×280]Através de convênio firmado entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), o município de Pio IX será contemplado com a construção de três barragens de acumulação, as quais beneficiarão, diretamente, as comunidades de Vertente, Baixão do Gurgueia e Anacleto.

A obra integra o projeto do Governo do Estado que prevê a construção de 135 barragens de acumulação em municípios piauienses. O valor unitário para a construção de cada barragem corresponde a R$41mil (totalizando R$123 mil a serem investidos na execução das obras).

Cada uma das barragens será composta por vertedouro com soleira, canaletas e dissipador de energia. O volume de armazenamento corresponde a 3.110,27 metros cúbicos, ao passo que a proporção entre a largura e o comprimento do coroamento corresponde a 3x90m. Durante o processo de construção das barragens será realizado o preparo da bacia hidráulica (com limpeza e bota fora). O sangradouro e o maciço, por sua vez, serão construídos em alvenaria de pedra e com materiais de primeira categoria.

Barragem de Piaus, entre os município de Pio IX e São Julião

De acordo com o Superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Carlos Domingos de Andrade, a execução da obra tem por objetivo favorecer o acúmulo de água das chuvas nesses reservatórios, os quais devem permanecer com água por aproximadamente 8 meses após o período chuvoso.

“Através da construção das barragens de acumulação, será garantido o acesso e o uso da 2ª água (destinada aos animais e à pequena irrigação) em qualidade e quantidade mínimas necessárias, bem como a regularidade no abastecimento para as 5.250 pessoas que residem no semiárido piauiense em situação de extrema pobreza”, concluiu o superintendente.

Sair da versão mobile