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Se sobressaia dos concorrentes simplesmente atendendo bem

Na cidade de Picos e regiões vizinhas nos deparamos com um atendimento um tanto peculiar na relação EMPRESA – CLIENTE, no qual existe um conceito distorcido sobre bom atendimento.

Atender bem vai muito além de ser simpático e cordial e, ainda assim, as empresas de Picos e região deixam a desejar nesse quesito. Os pilares que formam o real conceito e execução de um bom atendimento vão desde a boa educação e cordialidade até a sua capacidade e da sua equipe de estarem preocupados e dispostos em resolver os problemas dos seus clientes, com presteza e empatia.

Atender bem o seu cliente não é diferencial, é obrigação! Mas na nossa região consigo afirmar que as empresas podem fazer de um bom atendimento um grande diferencial, justamente pela escassez de tal política organizacional.

Observe os seguintes exemplos de situações:

– Cliente: “Bom dia” – Empresa: “Diga”

– Cliente: “Você tem tal produto?” – Empresa: “Tem não! Era só isso mesmo?”

– Cliente aguardando atendimento – Atendente fazendo uso do celular enquanto cliente aguarda;

– Atendentes com preguiça;

– Atendentes que discriminam clientes por classe social ou orientação sexual.

Já se deparou com alguma delas? Posso afirmar que sim! E quer saber qual o prejuízo dessas ações para sua empresa?

Os prejuízos são:

– O cliente não realizar a compra;

– O cliente se sentir insatisfeito e desrespeitado;

– O cliente falar mal da empresa para outras pessoas;

– O cliente nunca mais voltar.

Um mau atendimento pode trazer prejuízos a curto, médio e longo prazo, por isso, é importante que se atente às seguintes dicas para sua empresa se sobressair e ganhar a fidelidade dos clientes. Confira as 7 dicas que reuni aqui para você fazer um diagnóstico do que já é executado e o que falta no seu atendimento:

1 – Seja cordial e amigável, de verdade

Ser cordial não se trata de seguir roteiros pré-programados de como atender, e sim de manter um diálogo. Ter presteza e educação desde a chegada do cliente até a despedida está em torno de ter um diálogo verdadeiro, oferecer 100% da sua atenção a ele e se mostrar preocupado a todo momento com o bem estar do seu cliente é ser verdadeiramente cordial.

 2 – Entenda seu cliente

Entender o cliente é buscar, se preocupar e investigar quais são as reais necessidades e se colocar no lugar para que você consiga pensar melhor em como ajudar a resolver esse problema.

Se colocar no lugar e entender faz com que você resolva o problema com agilidade, presteza e eficácia.

3 – Cuidado com a antipatia

Quando você se mostra indiferente e sem interesse em resolver o que o cliente precisa, está passando uma imagem de antipatia. Invista em simpatia e empatia, que consistem respectivamente em ser afetado pelo que o outro sente e se colocar no lugar.

4 – Tenha domínio do que está vendendo

Se deparar com perguntas sobre determinado produto ou serviço e não ter a resposta na ponta da língua mostra desinteresse e despreocupação em atender bem e resolver problemas. Mostrar insegurança gera uma percepção negativa da sua empresa e ocasiona em um atendimento ruim.

5 – Não abandone seu cliente

Esteja com ele até que o problema seja resolvido. Por muitas vezes pode acontecer de o cliente chegar com uma procura específica e você não ter o que ele procura, mas não o deixe na mão! Após entender a necessidade, apresente outras soluções e se certifique que o problema será resolvido.

6- Sinta prazer em servir

Mais que clientes, ganhe amigos! Gostar de servir, causar satisfação e alegria são atitudes que tem um grande poder de fidelização e geram um impacto positivo.

Faça com que os problemas e dúvidas que chegam se transformem em satisfação e fidelização.

7 – Saiba lidar com clientes mal educados e “reclamões”

Estes clientes sempre haverão, por diversos motivos que por vezes fugirão do seu controle, mas o importante é que quando eles aparecerem sua equipe saiba lidar com a situação.

Clientes “reclamões” chegam para desabafar e cabe à sua empresa resolver e transformar a situação a seu favor ou piorar e gerar um cliente insatisfeito que sairá espalhando sua má experiência.

Mantenha a calma e busque a todo custo resolver a situação da melhor maneira possível, fazendo com que aos poucos o cliente perceba sua preocupação e, por fim, saia encantado com sua dedicação em resolver.

Atendimento é relação, e é sempre importante lembrar que estamos lidando com pessoas que tem dores, problemas, personalidades e necessidades diferentes. As empresas que se propõem a prestar um bom atendimento em nossa região se sobressaem e cumprem com a obrigação que lhes fazem ser diferentes, e consequentemente, venderem mais.

Luana Paiva – Administradora, publicitária, especialista em marketing, sócio fundadora da Agência Ideia7

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