ad16
Municípios

Seca de 2010 repercute na safra da farinha de mandioca

Presidente do Sindicato.
Presidente do Sindicato lamenta perda na safra. Foto: Jailson Dias

Uma das principais safras da região de Picos é a da farinha de mandioca, colheita e produção realizadas sempre a partir do mês de julho estendendo-se até outubro. Alguns municípios, dentre eles Picos, têm enfrentado problemas em decorrência do fraco período chuvoso de 2010, já que a colheita da raiz da mandioca é realizada um ano e meio depois do plantio.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Ricardo Raimundo de Araújo, lamenta que os produtores dessa colheita não sejam contemplados com programas do governo federal a exemplo do garantia safra. “A produção da goma e da farinha é importante para a região e com certeza os trabalhadores e agricultores que podiam ser empregados na mão de obra estão sofrendo com essa perda de produção”.

A cidade de Picos possui pelo menos três centros produtores. “Nós temos a região de Chapa do Fio, Mirolândia e Chapa do Mocambo, grandes produtoras de mandioca, mas infelizmente as chuvas de 2009 e 2010 foram fracas”, lamentou o sindicalista.

Ricardo Raimundo informa que está havendo uma queda considerável na produção. “Faltou chuva para que essas raízes de mandioca se desenvolvessem para que pudessem produzir uma quantidade maior”, explicou.

Ainda não há números que proporcionem uma estatística sobre a produção da farinha de mandioca em 2012, mas uma visita às casas de farinha pode fornecer uma base de que a produção desse ano não será das melhores. Ricardo Raimundo alerta ainda sobre a queda na produção do caju, uma perda que pode chegar a 50%.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade