Alegrete do PiauíGeralMunicípios

Defesa Civil conclui levantamento dos prejuízos em Alegrete; verba deve chegar até próxima semana

[ad#336×280]Técnicos da Secretaria Estadual de Defesa Civil concluíram o levantamento sobre os prejuízos com a chuva de mais de 200 milímetros registrada em Alegrete na madrugada da última terça (21).

20 casas foram totalmente destruídas e todo o sistema de abastecimento d´água na zona urbana foi atingido.

O secretário Ubiraci Carvalho já autorizou geólogos a recuperarem poços e restabelecerem plenamente o abastecimento.

Depois da enxurrada, carros-pipa distribuem água aos moradores. “É uma situação contraditória. O que choveu em Alegrete não acontece na maioria dos municípios do semiárido durante o ano todo”, disse Ubiraci, que garantiu socorro a todas as famílias atingidas pela enxurrada.

CHEGADA DE RECURSOS

O governo federal deve enviar na próxima semana para a prefeitura de Alegrete a verba para reconstruir o que foi destruído pela forte chuva que caiu na terça-feira passada (22). O prefeito já assinou o decreto de emergência por enxurrada.

Segundo o diretor de unidade da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Jerry Herbert, foi finalizado o relatório sobre as perdas e os dados já foram enviados à Brasília.

A preocupação mais importante é restabelecer os serviços essenciais de abastecimento de água, energia e telefonia.

Ontem, várias equipes da Eletrobras estavam na cidade trabalhando para reerguer os postes que foram derrubados pela força da chuva. “Acredito que 80% da energia já foi restabelecida”, afirma Jerry.

Uma equipe de geólogos está sendo enviada ao município para avaliar a situação dos poços que serviam a cidade, soterrados pela enxurrada. Cinco carros-pipa estão na cidade para garantir o abastecimento enquanto não há o resultado da análise dos poços.

Caso não seja possível recuperar os danificados, novos poços deverão ser perfurados.

As 20 famílias que perderam completamente as casas foram abrigados por parentes. Segundo Jerry Herbert, essas famílias não solicitaram nenhum tipo de ajuda material.

Além das casas, outras 30 foram parcialmente afetadas pela enxurrada

Herbert afirmou que o auxílio do governo federal não deve demorar. Porém, caso não seja imediato, o governo do Estado já se manifestou e vai garantir o repasse.

Com informações do Cidade Verde

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também