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Secretaria de Educação realiza II Seminário do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação realiza, nesta quinta-feira (11), o II Seminário de socialização de experiências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento, que acontece no auditório da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos, conta com relatos de professores e, ainda, palestra ministrada pela psicopedagoga Joselma Gomes.

Padre Walmir participando do evento-Foto: Maria Santana

O Secretário de Educação, Pe. Walmir Lima, fez a abertura do evento e mais uma vez ressaltou a importância do comprometimento dos professores para o sucesso do programa. “Parabenizo aos professores que são os principais responsáveis pelas ações do pacto, fica aqui o nosso reconhecimento. Durante esses dois anos vocês estão fazendo a diferença na educação, temos alcançados conquistas importantes no nosso município e isso é resultado desse trabalho”.

Segundo a coordenadora municipal do Pnaic, professora Ana Patrícia Gonçalves, o  seminário busca promover momentos de reflexão das práticas escolares, por meio de debates, e apresentação de experiências vividas em sala de aula. A coordenadora destacou o empenho das orientadoras do pacto. “O trabalho desenvolvido por nossas orientadoras já produziu bons frutos. Fomos contemplados, a nível de estado, como município que cumpriu todas as metas do Pnaic. Hoje, fechamos um ciclo, mas no próximo ano teremos uma nova etapa”.

Público presente no evento-Foto: Maria Santana

A orientadora Edvânia Barros ressaltou que durante o ano letivo de 2014 as atividades do pacto foram voltadas para a matemática. “A disciplina foi trabalhada com o aluno para que pudesse perceber que a matemática faz parte da vida dele em questões diárias. Quando o aluno percebe isso de fato a aprendizagem acontece.”

Para a professora Kilzie Cabral o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é algo muito promissor e que veio para mudar o processo do ensino-aprendizagem. “Em primeiro lugar o PNAIC nos traz a concepção real do ser professor. A gente muda a maneira de olhar atividades cotidianas que, de forma lúdica, facilita o aprendizado do alunado. O pacto trabalha o professor e, consequentemente, a gente muda a maneira de ensinar.”

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