Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Secretaria de Mineração e Sudene firmam acordo de cooperação técnica

Assinatura de acordo entre Secretaria de Mineração e Sudene (Foto:Thiago Amaral)

Com o intuito de desenvolver estudos e projetos de pesquisa envolvendo recursos minerais e renováveis, o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Tadeu Maia Filho, assinou na manhã desta sexta-feira (15), acordo de cooperação técnica com o superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim. Com o acordo, a secretaria receberá o apoio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, que dentre outras ações pretende implantar o primeiro Centro de Estudos de Recursos Renováveis do Nordeste no Piauí.

“O estado vai ser modelo para o Nordeste. O Centro de Tecnologia Mineral também virá para Teresina, capacitando pessoas para atuar no estudo de recursos renováveis e minerais”, ressalta Tadeu Maia Filho, ao comentar que nos próximos dias deve dialogar com o superintendente da Sudene para esclarecer como será a participação de cada órgão nesses projetos. Segundo o secretário, o centro deve se localizar, provisoriamente, nas instalações da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e depois deve ser transferido para uma sede própria próximo ao Parque de Exposição, no antigo prédio do Emater.

Ainda atuando como secretário de Mineração, o superintendente da Sudene relatou que recebeu a visita da direção do Centro Nacional de Energias Renováveis da Espanha, os quais demonstraram estar interessados em instalar um núcleo desse centro no Piauí. “Com a minha ida para a Sudene, eu coloquei esse projeto como sendo um dos pontos a serem desenvolvidos pelo órgão. Minha ideia é criar nos estados do Nordeste um centro de pesquisa de energias renováveis, tendo em vista a abundância de energia eólica, solar e biomassa em quase todo o Nordeste, além do gás da Bacia do Parnaíba”, enumera Luiz Gonzaga Paes Landim.

Nesse contexto, a Sudene quer agilizar essa ação pioneira de implantar um centro de pesquisas de energias renováveis no Piauí. Paes Landim relata que já conseguiu alocar no orçamento da união deste ano o montante de R$ 400 mil para o início da construção da futura sede do centro no Estado. “O atual secretário de Mineração vai elaborar um projeto a fim de angariar mais recursos para esta proposta, que deve ser orçada na faixa de R$ 1,2 milhão”, afirma.

Centro demonstrativo de Energias Renováveis

Além do primeiro Centro de Estudos de Recursos Renováveis, a Secretaria de Mineração, Petróleo e Recursos Renováveis também possui um projeto conceitual pronto para a instalação de um Centro Demonstrativo de Energias Renováveis para o grande público. O projeto deve ser implantado em uma das alças do Rio Poti, tendo como foco estudantes e a comunidade.

Ascom

Sair da versão mobile