DestaquesTodas as Notícias

Secretaria de Saúde de Picos participa do mutirão Projeto Mente Cidadã

O mutirão Projeto Mente Cidadã foi realizado apenas nesta quinta-feira, 10, em Picos

anuncio17 UNIFSA

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, por meio do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), participou do mutirão Projeto Mente Cidadã. As ações ocorreram na manhã desta quinta-feira, 10, na sede do (CAPS II), localizado na Rua Domingos da Rocha Soares, bairro Ipueiras, e contou com a participação de defensores públicos, profissionais de saúde, estudantes e familiares de pessoas com transtorno mental.

“É um projeto do Ministério Público do Estado,  em parceria com a Prefeitura de Picos e Secretaria de Saúde picoense. O objetivo é facilitar o acesso de famílias de vulnerabilidade e doenças mentais em relação a documentação, processos de benéficos, entre outros. É um mutirão para facilitar o atendimento a essas famílias de vulnerabilidade de pacientes com transtorno mental”, enumera a coordenadora do CAPS II, Aurelândia Rocha Leal.

Aurelândia Rocha Leal – Coordenadora do CAPS II – Foto – Wagner Avelino

Projeto Mente Cidadã

O Projeto Mente Cidadã objetiva a orientação jurídica em face dos direitos das pessoas com transtorno mental, contando com uma maior sensibilização da Defensoria Pública na participação das ações de transformação social.

Vários serviços assistenciais foram ofertados – Foto – Wagner Avelino

O público-alvo do projeto são pessoas com transtorno mental, internos ou não, e seus familiares. Todos devem estar relacionados ao Plano Estratégico da Defensoria Pública. A intenção é fortalecer as relações com  outras instituições, além de garantir direitos e humanizar o atendimento dos assistidos pela defensoria.

“A iniciativa da Defensoria Pública é dar orientação jurídica necessária, para promover a orientação judicial e extrajudicial das pessoas com transtorno mental e seus familiares. A ideia é levar ações interinstitucionalizadas,  nas quais, devemos aproximar serviços de documentação civil básica, cartório e orientações jurídicas pela Defensoria Pública, dos pontos de atendimento de saúde às pessoas com transtorno mental”, pontua a defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa.

Defensora Pública, Patrícia Ferreira Monte Feitosa – Foto – Wagner Avelino

Outras instituições

Nesse sentido, a professora do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos, Lany Campelo, avalia que a participação de outras instituições junto ao referido projeto, se apresenta como basilar quando da ampliação e difusão do conhecimento junto à sociedade como um todo.

Alunos do curso de enfermagem da Ufpi, participaram do mutirão – Foto – Wagner Avelino

“Nós como universidade, devemos estar presentes nos locais em que a população está. Na verdade, o conhecimento deve ser ampliado e repassado diretamente para a população”, pontua.

Professora Lany Campelo – Foto – Wagner Avelino

Durante o mutirão, diversas instituições ofereceram serviços aos familiares e pessoas com transtorno mental. Serviços como processos de benefícios junto ao INSS, Assistência Social, processos de curatela, além da oferta de emissão de certidão de nascimento, RG, CPF, entre outros. O mutirão Projeto Mente Cidadã foi realizado apenas nesta quinta-feira, 10, em Picos, para atender o público acima citado.

Fonte: CCOM-PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.