ad16
DestaquesTodas as Notícias

Secretaria de Saúde de Picos realiza o dia “D” de vacinação

A ação segue o calendário Nacional de Vacinação, realizado anualmente no dia 17 de outubro.

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza hoje o dia “D” de vacinação. A ação segue o calendário Nacional de Vacinação, realizado anualmente no dia 17 de outubro.

A intenção é destacar a importância da vacinação para a saúde pessoal, além da saúde da própria sociedade, uma vez que campanhas de imunização impedem a ocorrência de epidemias.

Segundo a coordenadora de imunização de Picos, Mariana Fontes, a data é fundamental para atualização vacinal da criança e adolescente com idade até 14 anos.

“Precisamos manter a caderneta das crianças e adolescentes em dia para que possamos vencer doenças. Portanto, é fundamental que país ou responsáveis compareçam para atualizar o cartão de vacina e que as crianças e adolescentes até 14 anos possam tomar as vacinas que estão atrasadas”, explica a gestora.

Para a dona de casa Francisca Maria Lima, a vacinação é necessária do ponto de vista da imunização da criança, quanto para sua própria evolução como pessoa saudável.

“É muito importante para a saúde do meu filho, que tem 11 anos, pois a vacina protege. Sempre que for necessário eu o trarei para vacinar e atualizar todas as vacinas’, comenta.

A dia “D” de vacinação está sendo realizado no Paim, na rua São Sebastião, em frente à garagem da prefeitura. A ação, que teve início às 8h, se estende até às 16h.

O secretário de saúde de Picos, Aldo Gil, fez a abertura dos trabalhos e falou da importância da atualização vacinal junto ao público infanto-juvenil, visando manter a saúde do mesmo.

“É melhor prevenir do que tratar uma doença. A administração do prefeito Gil Marques de Medeiros tem essa preocupação junto ao desenvolvimento da criança, e a vacinação é fundamental pois contribui para o desenvolvimento saudável do cidadão”, avalia o gestor.

O calendário de vacinas inclui desde BCG, que ocorre ao nascer, à vacina HPV quadrivalente, oferecida dos 9 aos 14 anos, num total de 23 tipos diferentes de imunizantes.

O Dia Nacional da Vacinação foi criado pelo Ministério da Saúde e é comemorado em 17 de outubro. A data tem por finalidade destacar a importância da vacinação para a saúde pessoal e também para a saúde de toda uma comunidade, uma vez que campanhas de imunização impedem a ocorrência de epidemias.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade