Secretaria de Saúde de Picos se prepara para realizar mutirão de cirurgias de catarata
A ação é administrada pela Secretaria de Saúde de Picos, que cede o suporte e logística necessária para a realização.
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, se prepara para realizar um mutirão de cirurgias de catarata ainda este ano. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), com a Secretaria de Saúde de Picos (SMS). As cirurgias estão previstas para acontecerem até o início de dezembro deste ano. O projeto busca minimizar a fila reprimida de pessoas com catarata no município e irá realizar cerca de 264 cirurgias.
Critérios para as cirurgias:
Idosos com mais de 60 anos;
Ter feito a cirurgia de um olho no mutirão anterior;
Estar na lista de regulação do Gestor Saúde da SMS (Lista reprimida);
(Caso ainda restem vagas será realizado um cadastro de reserva através da atenção Básica no intuído de preencher todas as vagas ofertadas)
O Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, falou sobre os critérios, números de consultas e cirurgias que serão ofertados no dia do mutirão de catarata. “Está previsto 330 consultas e 264 cirurgias para serem realizadas em duas etapas. A 1ª etapa são as consultas, que serão realizadas nos dias 26 a 29 de novembro, e a parte das cirurgias nos dias 2 a 5 de dezembro, ressalto ainda, que essas datas podem sofrer alterações. Em dezembro o processo se repete, as consultas serão nos dias 4 a 6 e as cirurgias nos dias 15 a 17 de dezembro”, explicou o Secretário.
Segundo o Secretário, os critérios pedidos pelo Governo do Estado para os idosos fazerem as cirurgias foram os seguintes: idosos com mais de 60 anos, ter feito a cirurgia de um olho no mutirão passado e estarem na lista de regulação do gestor saúde da SMS, ainda de acordo com Aldo Gil, caso restem vagas após todos esses idosos que se enquadram nos critérios, terem realizado a cirurgia, será feito outra triagem com pessoas que já tem conduta cirúrgica, ou exames realizados pelo SUS que prove que eles tem o problema.
Segundo a Coordenadora de Serviço Social da SMS, Iara Portela, o processo de triagem dos pacientes ocorrerá nos dias 26 a 29 de novembro, em pessoas que já fizeram a cirurgia de um olho no mutirão passado, e que estão na regulação do gestor saúde Picos – Teresina. Ela ainda destacou que devido a pandemia, a triagem está sendo realizada em grupos de 20 pessoas, para evitar aglomerações.
Iara Portela, destacou que no dia dos mutirões de cirurgias de catarata, a SMS disponibilizará uma equipe de profissionais para cuidar de todos os pacientes presentes. “Teremos uma equipe de profissionais, composta por técnicos de enfermagem, assistente social e enfermeiros, para acompanhar esses pacientes, pois sabemos que existem idosos que tem problemas de hipertensão, diabetes e cardíacos, então essas pessoas necessitam de um acolhimento especial”, frisou a Coordenadora.
Por fim, Iara Portela, ressaltou que as pessoas que se enquadrem nos critérios para fazerem a cirurgia, devem buscar a Secretaria de Saúde para realizarem o cadastro. “Eu peço para que as pessoas que se enquadrem nos critérios para fazerem a cirurgia, e estão na regulação gestor saúde Picos – Teresina, procurem o Serviço Social ou a Coordenação do Idoso para atualizar o cadastro”, finalizou a Coordenadora.
Fonte: CCOM -PMP