ad16
DestaquesTodas as Notícias

Secretaria de Saúde desenvolve ação de prevenção ao câncer de pênis voltado para colaboradores da Garagem Municipal

A ação é desenvolvida através da Coordenadoria de Saúde do Adulto Idoso e Tabagismo, juntamente com os alunos do Curso de Saúde do Homem.

A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenadoria de Saúde do Homem, desenvolveu na última quarta-feira (19), uma ação de prevenção ao câncer de pênis. A ação foi destinada aos colaboradores da Garagem Municipal de Picos. Essa campanha é idealizada pelos alunos do curso de saúde do homem. Cerca de 100 trabalhadores participaram da ação.

A Secretária de Saúde, Tatiane Gil, que esteve acompanhando a equipe falou mais sobre a campanha. “Nós estamos promovendo aqui na Garagem uma campanha de prevenção ao câncer de pênis. As nossas equipes da Saúde estão fazendo um curso de capacitação para se aperfeiçoar e buscar conhecimento na Saúde do Homem. Com esse curso eles estão promovendo essas ações com o pessoal, eu sempre costumo dizer que a prevenção é melhor do que o tratamento” acrescentou a Secretária.

Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil (Foto: Maria Hilda)

O Coordenador da Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark, que é um dos alunos do curso, compartilhou sobre a expectativa da campanha. “A gente está realizando essa ação aqui na garagem sobre o câncer de pênis, pois conseguimos atingir muitos homens e a gente percebeu que há muita falta de informação. Orientações como uma boa higienização, usar camisinha no ato sexual, homens que tem problemas com fimose realizar procedimento cirúrgico. E a gente percebe que a maioria dos homens que tem câncer de pênis está naquela população masculina que tem a falta da informação”, afirma o Coordenador.

Coordenador da Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark (Foto: Maria Hilda)

No evento foram realizados cartões de acompanhamento para os homens, após isso, foram realizados procedimentos como: aferição de pressão, exames de glicemia e testes rápidos. Foi distribuído panfletos contendo informações sobre a doença e como prevenir.

O gari, Matias Jeremias, participou da ação, contou como se sentiu depois de ouvir muitas informações. “Acho válido quando a Prefeitura ou qualquer órgão que a gente trabalhe tenha essa preocupação com os funcionários, principalmente na questão da prevenção.  A doença se você descobre antes é mais fácil de cuidar. Acho que não devemos ter medo de descobrir. O importante é você descobrir o que é o incomodo para poder tratar, alguns tem cura outros não, mas tem tratamento. E homens devem procurar o Posto de Saúde para fazer os exames de prevenção para diagnosticar o incomodo precocemente, por que bom mesmo é prevenir, fazer os exames, cuidar da saúde que é nosso bem mais precioso”, completa Matias Jeremias.

Gari, Matias Jeremias, participou da ação (Foto: Maria Hilda)

O Coordenador de Limpeza Pública, Marion Pereira, também esteve presente no evento, onde também realizou exames, falou mais sobre a campanha que foi voltada para os colaboradores da limpeza pública. “Essa importante ação em respeito a Saúde do Homem, onde iniciaram com os garis devido o dia a dia desses trabalhadores ser bastante corrido e termina que não param para cuidar da saúde. A Secretaria de Saúde, Tatiane, juntamente com toda equipe esteve com essa campanha onde foi realizado vários exames em todos os garis”, explanou Marion.

Coordenador de Limpeza Pública, Marion Pereira, também participou do evento (Foto: Maria Hilda)

A campanha idealizada por profissionais da saúde como Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, contou com a parceria do CTA, através do Coordenador Fábio Bernardes, assim como, com a Colaboração da Coordenadora de Atenção Primária, Tânia Luz. Uma ação deste tipo, ocorreu em UBS como a do bairro Junco e do bairro Paroquial. A próxima está marcada para o dia 26 de abril na penitenciária masculina. O objetivo que a informação alcance o maior número de homens possíveis.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.