Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Secretaria de Saúde distribui alevinos para combater larvas do Aedes Aegypti

O combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika Vírus, continua intenso na cidade de Picos. Desta vez a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Zoonoses em parceria com a empresa Verde Vale farão a distribuição de alevinos (filhotes de peixes após o nascimento) que são um dos principais predadores das larvas do mosquito.

Segundo informações da SMS,  a distribuição acontecerá nesta quarta-feira, 16, por volta de 8h, no Povoado Mirolândia, zona rural da cidade. O local de concentração será nas proximidades do posto de combustíveis O Corujão.

Como já ocorreu em anos anteriores, os alevinos serão depositados em cisternas, uma medida que já vem surtindo efeito nos povoados  Fátima do Piauí e  Três Potes.

O coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins garante que onde existe alevinos não ha como a larva do mosquito se reproduzir.

“Antes da parceria com a Verde Vale, os alevinos eram coletados em açudes de propriedades de pessoas amigas, os agentes de endemias iam lá pescar esses alevinos para agente colocar nessas cisternas, a eficácia é sem sombra de duvidas muito importante, onde se tem alevino não se encontra larva do mosquito vetor Aedes Egypti, transmissor da dengue”, frisou Agenor Martins.

Sair da versão mobile