ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Secretaria de Saúde esclarece sobre primeiro caso de Covid-19 em Picos

A Secretaria Municipal de Saúde prestou esclarecimentos, nesta sexta-feira (17), sobre o caso confirmado e curado de Covid-19, em Picos. Por meio de nota técnica, o Núcleo de Enfrentamento à Covid-19 explicou que o caso foi detectado no último 15 de abril, mas já em fase de cura.

Segundo a nota, a paciente do primeiro caso de Picos adquiriu o vírus, possivelmente, entre o final de março e início de abril. Contudo, o exame foi feito após o 10° dia de contato. Sendo assim, o corpo já havia iniciado a produção normal de anticorpos para destruir o vírus do sistema e ela já não se encontra em estado de transmissão da doença.

De acordo com os profissionais de saúde que integram o núcleo, a coleta do material para a análise e detecção da Covid-19 precisa ser feita até o sétimo dia do aparecimento dos sintomas. “Quando se faz o Teste Rápido para o SARS-COV-2 com mais de 10 dias do início dos sintomas ou contato com o caso suspeito e ele dá POSITIVO e a pessoa não possui sintomas, é que o organismo está em processo de convalescência (cura)”, consta na nota.

A nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde reforça que, a partir do sétimo dia, é utilizado o teste rápido para identificar se o corpo produziu células de defesa para combater o vírus da Covid-19. Quando o exame é feito e testa positivo, quer dizer que a pessoa contraiu o vírus e seu organismo está destruindo ele.

“Realizar o exame RT – PCR após o sétimo dia não é contraprova. Resultado não detectável para o exame, não exclui a possibilidade de transmissão”, pontua o comitê no documento. O exame que testou positivo para a pessoa em questão, cujo nome é preservado pelo Núcleo de Enfrentamento, é confiável, portanto, a paciente teve a doença. Os integrantes da família da pessoa que foi infectada estão em isolamento. A SMS realiza testes rápidos com cada um para averiguar se houve transmissão antes da cura.

Confira nota técnica na íntegra:

Nota técnica primeiro caso de Covid 19 Picos

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui