ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

Secretaria de Saúde promove Outubro Rosa em Picos

[ad#336×280]Teve início na manhã de hoje na Clínica Integrada de Saúde da Mulher (Clisan) de Picos, o “Outubro Rosa”.  O evento realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde promove ações em todas as Unidades Básicas de saúde, visando à prevenção do câncer de mama.

Na cidade de Picos durante todo o dia serão feitos atendimentos às mulheres a partir de 40 anos. Os Postos de Saúde estão com atividades diferenciadas nesta manhã, como a realização de palestras educativas, exames clínicos das mamas, prescrição da mamografia no sentido de conscientizar sobre a importância da realização do auto-exame, e assim prevenir contra o câncer de mama.

Público feminino comparece desde o início da manhã para fazer o auto-exame - Foto: Paula Monize
Público feminino comparece desde o início da manhã para fazer o auto-exame – Foto: Paula Monize

De acordo com a Enfermeira Coordenadora Municipal de Saúde da Mulher, Elvira Dias, este evento reflete sobre a importância de se prevenir contra doenças que matam muitas mulheres atualmente. “Sabemos que o câncer de mama é o que mais acomete e mata mulheres, então estamos realizando esta mobilização, este dia de atendimento no sentido de se fazer o diagnóstico e prevenção para a saúde das mamas”, disse a coordenadora.

Elvira Marques da Luz Dias, enfermeira coordenadora Municipal da Saúde da Mulher - Foto: Paula Monize
Elvira Marques da Luz Dias, enfermeira coordenadora Municipal da Saúde da Mulher – Foto: Paula Monize

Picos nos últimos três anos ocorreram 10 óbitos de mulheres com o câncer de mama, e nos últimos quatro meses foram diagnosticados 10 novos casos. De acordo com a coordenadora, no município de Picos ainda são poucos os diagnósticos de câncer de mama em função da baixa realização dos exames de prevenção. Segundo ela, no ano de 2012 teve-se a cobertura apenas de 25% da população feminina.

A doméstica Eva Maria da Conceição, foi uma das várias mulheres que estavam realizando o auto-exame. “Este evento pra mim é muito importante porque já tive problema de mama, nódulo no seio, que já tirei. Então estou aqui para me prevenir novamente, pois a cada ano realizo exame”, frisou Eva Maria.

Eva Maria da Conceição - Foto: Paula Monize
Eva Maria da Conceição – Foto: Paula Monize

O objetivo do “Outubro Rosa”, uma campanha realizada em todo o mundo é chamar a atenção e sensibilizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a necessidade de fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade