ad16
GeralSaúde

Secretaria de Saúde de Picos realiza campanha educativa em prol ao dia nacional de combate ao cigarro

Fumantes mediram suas presoões arterial-Foto:Romário Mendes

Foi realizado nesta quarta-feira (29) na Praça Josino Ferreira, centro da cidade de Picos uma campanha educativa em prol ao dia nacional de combate ao cigarro. A campanha foi realizada através da Secretaria municipal de Saúde e durante a campanha foram entregues materiais informativos, maças para os fumantes, sugerido a eles uma troca do cigarro pela fruta e também foi verificada a pressão arterial dos fumantes que passavam pela praça.

Segundo Adriano Moura coordenador da atenção básica da Secretaria de Saúde o principal objetivo da campanha foi de sensibilizar as pessoas que fazem o uso do cigarro a abandonarem, visto os altos números de complicações decorrentes ao uso dos cigarros como os cânceres, como complicações cardiovasculares e problemas respiratórios que podem surgir ao uso frequente do cigarro. “Existem números fatores não só ligado à saúde em si, como também ao meio ambiente que está na liberação de fumaça, como ao desmatamento, como ao uso de agrotóxico para o cultivo das folhas que estão inseridas no cigarro”, explica.

A pessoa que fuma tem o risco maior deter um câncer de pulmão, câncer de boca e até mesmo um infarto. Segundo Adriano é importante à população picoense estar consciente ao desuso do cigarro. “A pessoa tem que evitar ao primeiro trago e  também contribuir para o bem estar do seu próximo fazendo o desuso do cigarro”, frisou.

Vários pessoas passaram pelo local da campanha-Foto:Romário Mendes

De acordo com dados do Ministério da Saúde no Brasil 14% da população faz uso do cigarro e no Piauí 19% da população fumam cigarro. O Brasil é o terceiro país com mais ex-fumantes no mundo o resultado é o alto investimento feito para evitar ao primeiro contato e para controlar e garantir a saúde das pessoas fumantes e assegurar o abandono, como também assegurar à assistência a saúde devido às complicações existentes.

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também