ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Secretaria de Saúde realiza campanha “Janeiro Roxo” contra a hanseníase

Com o tema “Hanseníase: um olhar mais atento para fazer toda a diferença”, a pasta vai realizar atividades nas unidades básica de saúde do município para orientar a população sobre a doença de pele: hanseníase.

Este é o mês de conscientização e combate à hanseníase. Por isso, a Secretaria de Saúde de Picos realiza a campanha “Janeiro Roxo”. Com o tema “Hanseníase: um olhar mais atento para fazer toda a diferença”, a pasta vai realizar atividades nas unidades  básica de saúde do município para orientar a população sobre a doença de pele: hanseníase.

Apesar de ser uma das doenças mais antigas da humanidade, a hanseníase ainda traz dúvidas quanto aos sintomas, transmissão e tratamento. O Brasil ocupa a segunda posição do ranking mundial, entre os países que registram casos novos.

Os principais sintomas da doença são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele; falta de sensibilidade; não sentir calor, frio ou dor no local; áreas com diminuição dos pelos e suor; dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; inchaço de mãos e pés; entre outros.

A hanseníase tem cura e deve ser diagnosticada o mais rápido possível. A doença é transmitida por meio das vias aéreas superiores (fala tosse, espirro). A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente e sem tratamento. A hanseníase não passa por abraço, aperto de mão ou carinho.

Segundo o Coordenador de Controle a Hanseníase Gilberto Valentim, será realizada atividades durante todo o mês nas Unidades de Saúde, e no dia 31 de janeiro, que é o dia de combate a Hanseníase, será realizada uma atividade educativa em praça pública.

Ascom SMS Picos

Tags

Leia Também