Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Secretaria Municipal de Finanças inicia entrega dos boletos do IPTU

Prefeitura de Picos promoverá conferência sobre políticas públicas da mulher.

A Secretaria Municipal de Finanças de Picos iniciou no dia 01 de setembro, a entrega dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cobrado anualmente. A data limite para o pagamento do imposto é 31 de outubro.

A entrega do boleto do IPTU está sendo feita no setor de finanças da Prefeitura de Picos, no total serão entregues 31.708 boletos.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Enevaldo Ibiapino quanto aos prazos para pagamento, fica fixado até o dia 31 de outubro o prazo para recolhimento do IPTU em cota única. Caso a preferência seja o parcelamento fica fixado a 1ª cota no dia 31 de outubro referente ao exercício de2011. A2ª cota referente a 30 de novembro e a 3ª cota referente a 30 de dezembro.

“O IPTU pode ser pago em até 03 parcelas, independente do valor estipulado para o imóvel, ou em uma parcela única. Nesse caso, haverá um desconto de 10% para o contribuinte que fizer o pagamento até 31 de outubro”, explicou o secretário Enevaldo Ibiapino

O IPTU é um tributo que conta com uma série de variáveis para obtenção do valor a ser cobrado, alguns fatores são levados em consideração como: localização do imóvel e tamanho da estrutura.  O secretário informou ainda que não houve o aumento no valor do IPTU no ano de 2010, ocorreu apenas atualização isolada de cadastros, quanto as características e o valor do metro quadrado das construções.

As penalidades para quem não efetuar o pagamento do IPTU na data limite é uma multa de 2% por atraso até 30 dias, de 5% por atraso de31 a60 dias e de 10% por atraso superior a 60 dias.

O secretário lembrou também que o contribuinte deve procurar espontaneamente a secretaria de finanças e caso a secretaria de finanças precise notificar o contribuinte por atraso, a multa passará para 50%.

Fonte: SECOM

Sair da versão mobile