ad16
Monsenhor HipólitoSaúdeTodas as Notícias

Secretaria Municipal de Saúde abre a V Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito-PI

Teve início na manhã desta terça-feira (08), na sede do CCI (Centro de Convivência do Idoso), a V Semana do Bebê do município de Monsenhor Hipólito. Este ano o evento, realizado pela Prefeitura, tem como tema “Vem família! Cuidar e educar a criança na era da tecnologia”. A programação prosseguirá até a próxima sexta-feira (11), quando acontecerá a culminância e uma festinha alusiva ao dia das crianças.

Psicóloga do Nasf, Gilka Alves, mediou a abertura do evento

A abertura da V Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito ficou a cargo da Secretaria Municipal de Saúde. A programação teve início com a escolha do “Bebê Prefeito”, onde o critério para escolha foi aquele que fosse mais novo. Desse modo a pequena Isa Lorrany foi escolhida para o “mandato” e ainda ganhou uma piscina inflável como lembrancinha.

Médica do PSAF II, Ana Keline, ministrou palestra

Em seguida foi encenada uma peça que abordou de maneira lúdica como os pais, por falta de tempo ou comodidade, acabam inserindo, de maneira prematura, aparelhos de telefones celulares e TV’s nas vidas de seus filhos como forma de distraí-los. A encenação mostrou que esse tipo de atitude faz com que as crianças não se socializem ou tenham contato com brincadeiras que tornam a infância mais sadia. Além de torná-las obesas.

Encenação alertou para os perigos da inserção das tecnologias de forma precoce na vida das crianças

A psicóloga do NASF (Núcleo de Assistência de Saúde da Família), Gilka Alves, realizou uma dinâmica relacionada ao tema da V Semana do Bebê. Na sequência a palavra foi facultada aos convidados da mesa de honra, colaboradores da SMS e as mães presentes no evento. Nesse momento foram dados vários depoimentos de como, principalmente o uso do celular, tem prejudicado as crianças em vários aspectos da vida.

Secretária de Saúde, Dra. Joyce, coordenou a abertura do evento

Coordenando a abertura do evento a secretária municipal de Saúde, Dra. Joyce Pinheiro Bezerra, salientou que a realização da V Semana do Bebê é de suma importância, pois uma boa formação na primeira é muito importante para que se tenha um adulto saudável. Em relação à escolha do tema, “Vem família! Cuidar e educar a criança na era da tecnologia”, a gestora explicou que isso se faz necessário tendo em vista que essa é uma das maiores problemáticas enfrentadas atualmente pelas famílias. Dra. Joyce frisou que essa é uma constatação dos profissionais do Nasf como psicólogos e fisioterapeutas.

Mistura niutricional foi distribuída complementar a alimentação das crianças

Depois de um debate onde várias pessoas emitiram suas opiniões e mostraram exemplos positivos e negativos a respeito da temática foi servido um lanche. Em seguida foram distribuídas lembrancinhas e uma mistura nutricional para ser acrescentada na alimentação das crianças. Fechado a abertura da V Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito aconteceu o corte do bolo.

Dependências do CCI ficaram lotadas

“A gente percebe gradativamente o crescimento de crianças adoecidas por causa exatamente por causa dessas tecnologias que tem muita importância hoje, não podemos negar a importância, mas é importante esclarecer para essas mães que temos que ter limites porque realmente está trazendo um adoecimento”, pontuou a secretária de Saúde.

A programação da V Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito terá continuidade nesta quarta-feira (09), no CCI, com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEME). Na quinta-feira (10), as atividades vão ficar a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Nesses dois dias as atividades terão início as 08h00min.

Várias mães e seus filhos participaram da abertura da V Semnana do Bebê

Já a culminância da V Semana do Bebê acontecerá no dia 11 de outubro, a partir das 19h00min no Espaço de Eventos em frente ao Mercado Público, na Avenida Manoel Bezerra, com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT). O secretário municipal de Cultura, Ernandes Bezerra, informou que durante o encerramento serão promovidas diversas atividades de lazer voltadas para as crianças de 0 a 06 anos. Mas por conta da proximidade com o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o gestor destacou que vai ser realizada ainda o comemoração para crianças de todas as idades.

“Bebê Prefeito”, Isa Lorrany, ganhou o primeiro pedaço de bolo

“A gente vai ter brinquedos de pula-pula, cama elásticas, balão, carrinhos, brincadeiras, muita diversão, muita pipoca, muito algodão doce para criançada que faz a festa. Vamos ter também apresentações culturais organizadas pela Secretaria de Cultura, um Coral onde vão versar sobre o tema da V Semana do Bebê. Vamos ter também a apresentação do Grupo Mímicos da Alegria da cidade de Picos que a gente trouxe no ano passado e o público gostou e interagiu bastante. Vamos ter também bolo para criançada, o parabéns, distribuição de lembrancinhas do encerramento e a participação do público, da comunidade que é sempre gratificante e gosta mesmo do evento e fica aqui o convite da Secretaria para todo mundo participar da culminância”, concluiu Ernandes Bezerra.

Secretário Ernandes convida população para culminância do evento na sexta as 19h00min

A programação teve continuidade com a médica do PSF (Programa Saúde da Família) II, Ana Keline de Moura. Ela exibiu um vídeo e uma reportagem que alertavam a respeito dos perigos do uso abusivo das novas tecnologias durante a infância. A médica também ministrou uma palestra abordando problemas e soluções a respeito do uso precoce do celular por crianças.

Fonte e Fotos: Portal O Povo

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade