Secretário de Saúde destaca ações de combate ao coronavírus em Paquetá
A Secretaria de Saúde do município tem se esforçado para que o número de infectados pelo vírus permaneça zerado.
Paquetá é uma das poucas cidades da região de Picos que ainda não registrou nenhum caso de Covid-19. A Secretaria de Saúde do município tem se esforçado para que o número de infectados pelo vírus permaneça zerado.
Limpeza e desinfecção das ruas, distribuição de kits contendo álcool em gel e máscara de tecidos para população em vulnerabilidade, realização de teste rápido nos profissionais de saúde e a realização de barreira sanitária e fiscalização, através da Vigilância Sanitária são algumas das medidas de prevenção da Secretaria de Saúde para evitar a propagação do vírus na cidade.
Segundo o secretário de Saúde, Marcos Valério, desde o início de março quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem adotando várias medidas de combate a Covid-19.
“A primeira ação que realizamos foi reunir todos os profissionais de saúde para uma capacitação e repassar todas as informações referente ao momento que estamos vivendo. Por se tratar de um vírus novo e com o surgimento de novas informações, esses encontros sejam eles através de vídeo ou presencial vão ocorrendo”, disse Marcos Valério.
Ainda de acordo com o secretário, outra medida que foi adotada pela Saúde foi manter a população informada sobre as medidas de prevenção. “Carros de som circulando na zona urbana e rural, alertando a população de prevenção, distribuição de panfletos e cartilhas informativas, fixação de cartazes informativos em lugares públicos e privados, informações através dos agentes comunitários de saúde e endemias, informações diárias nas redes sociais e site local.
Fiscalização de pessoas que chegam de viagem
A Saúde de Paquetá também está fiscalizando e monitorando todas as pessoas que chegam de outros estados. “Quando a pessoa chega ela recebe a visita de um profissional de saúde, recebe todas as informações necessárias, passa a ficar em isolamento social e é monitorada diariamente”, explicou o secretário.
Central de Enfrentamento à Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Paquetá criou a Central de Enfrentamento à Covid-19 é o Alô Saúde, um serviço para dar orientações, monitorar usuários, tirar dúvidas, planejar e executar ações que serão desenvolvidas. Os profissionais de saúde que atuam frente a central foram remanejados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF com a colaboração dos profissionais da Vigilância Sanitária.
O Município possui duas Unidades Básicas de Saúde (Uma na zona urbana e outra na Zona Rural) e três pontos de apoio.