ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Secretário discute regionalização da Saúde em Picos

Desde esta segunda-feira, 25, foi realizado no Centro Diocesano de Picos o encontro que debate a regionalização da Saúde, uma das diretrizes do Plano Diretor de Regionalização (PDR), das macrorregiões do Estado do Piauí. O evento teve desfecho nesta terça-feira, 26, e reuniu secretários de saúde do território do Vale do Guaribas, do Vale do Canindé e do Vale do Sambito, além do secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa.

No Piauí são estabelecidas cinco macrorregiões de saúde: Parnaíba, Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos, definidas por critérios técnicos que visam à descentralização dos serviços de alta e média complexidade de Teresina.

Secretários do território do Vale do Guaribas, Canindé e do Sambito estiveram presentes - Foto: Antônio Rocha
Secretários do território do Vale do Guaribas, Canindé e do Sambito estiveram presentes – Foto: Antônio Rocha

Para o secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa, o processo de regionalização visa ampliar as ações de Saúde desenvolvidas no Piauí, sobretudo pelos esforços de buscar investimentos junto ao Governo Federal. “Com a aglomeração desses territórios, o nosso objetivo é definir o plano diretor de investimento para essa região. De modo que possamos, gradativamente, trazer novos recursos para investimentos em obras, aquisição de equipamentos e organização no fluxo de atendimento”, disse o secretário.

11280494_769154256532901_1973637737_n

Durante encontro foi discutido o plano de ação para cinco áreas temáticas, a Rede Cegonha, Urgência e emergência, Atenção a pessoa com deficiência, doenças crônicas e atenção psicossocial. Além disto, foram definidos diretrizes que direcionem o trabalho dos profissionais já que atualmente o território Vale do Guaribas é composto por 42 municípios e com a nova composição passará a ter 62.

A nova divisão implicará em uma reorganização no sistema de saúde na cidade de Picos, sede do território Vale do Guaribas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade