ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Secretário garante apoio da Sesapi a implantação do curso de Medicina em Picos

A implantação do curso de Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)  na cidade de Picos foi tema do I Fórum Macrorregional de Expansão do Ensino Médico, realizado na última sexta-feira (8), no município. O secretário de saúde, Mirócles Veras, participou do evento e garantiu que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) vai apoiar a iniciativa, classificada por ele como um grande avanço na saúde da região.
I Fórum Macrorregional de Expansão do Ensino Médico-Foto: Romário Mendes
I Fórum Macrorregional de Expansão do Ensino Médico-Foto: Romário Mendes

“Com esse curso, o Piauí terá ainda mais avanços na área de Medicina”, disse. Para o pleno funcionamento do curso, a Sesapi vem investindo em reformas no Hospital Regional Justino Luz, além do novo hospital de Picos, já em construção.

No Justino Luz um amplo espaço que está sendo construído, em anexo, para contemplar novos leitos de obstetrícia, de UTI adulto, UTI neonatal e UCIs (Unidade de Cuidados Intermediários). Já o novo Hospital de Picos terá três pavimentos, além de elevadores, salas de cirurgia, 280 leitos de internações, 20 leitos de UTI e uma completa estrutura para atender os acadêmicos, com salas de aula, laboratório, biblioteca. A previsão é de que em 18 meses a obra seja concluída. O valor previsto está orçado em R$ 107 milhões.

O Fórum foi realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. O evento teve como objetivo divulgar o processo de implantação do curso de medicina na UFPI e sua implicação para o setor de saúde da macrorregião. Além de sensibilizar os representantes institucionais com vistas ao estabelecimento de parcerias.

Estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr José Arimatéia Dantas Lopes; a diretora do Campus de Picos Prof.ª Dra. Maria Alveni Barros; o Coordenador do Curso de Medicina de Picos, Prof. Ernani de Paiva Maia; o prefeito de Picos, Kléber Dantas Eulálio; a Procuradora da República, Maria Clara Lucena,; a secretária municipal de saúde de Picos e Presidente do Colegiado Intergestor Regional, Ana Eulálio Amorim; o superintendente da Sesapi, Pedro Leopoldino e o representante do Conselho Regional de Medicina, José Virgílio de Moura Bezerra.

O Reitor destacou a importância da interiorização do curso de Medicina para o Estado, principalmente para o atendimento da população piauiense. “Iniciamos o processo de adaptação das instalações já existentes e licitamos a construção de um novo prédio dentro do Campus para atender o curso de Medicina em todos os seus ângulos”, destacou.

Curso de Medicina – A cada período serão disponibilizadas 30 vagas, que deverão ser ofertadas a partir do primeiro período letivo de 2015. O MEC será responsável pela liberação das vagas de docentes e de técnicos administrativos necessários para o curso.

 

Ascom

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade