ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
EducaçãoGeral

Secretário municipal de educação faz balanço das atividades da pasta em 2014

[ad#336×280]Proporcionar um ensino de qualidade aos educandos da rede municipal de ensino, por meio do acompanhamento das escolas e qualificação dos professores, tem sido a diretriz norteadora dos trabalhos da Secretaria de Educação de Picos, que atende a 9.895 estudantes distribuídos em 72 escolas.

Há quase dois anos frente à pasta da educação, o Vice-Prefeito e secretário Pe. Walmir Lima fez uma avaliação das atividades desenvolvidas. “Podemos considerar que esse ano foi muito produtivo, apesar de algumas dificuldades que estão sendo enfrentadas com prudência e responsabilidade. Sabemos da importância do planejamento para uma educação de qualidade, por isso, nossa preocupação vai desde a qualidade do ensino à otimização do espaço físico das escolas. Temos a certeza que nosso trabalho é comprometido com todos os envolvidos na educação do municipal”, enfatizou o secretário.

Secretário de Educação Padre Walmir Lima-Foto: Ascom SEME
Secretário de Educação Padre Walmir Lima-Foto: Ascom SEME

O gestor da pasta ressalta ainda, que o esforço coletivo, de todos que fazem a educação e a administração municipal num todo, é o principal responsável para os resultados obtidos durante esse período, como é o caso da nota obtida no Ideb. “Os servidores da educação, que estão de fato comprometidos com a causa, são pessoas responsáveis pelo o ensino-aprendizagem além da sala de aula e isso gera bons frutos. O município de Picos obteve média de 4.1no Ideb, superando a meta projetada de 3.6. Além disso, pela primeira vez nossos alunos participaram da etapa estadual de conferências e das Olímpiadas de Língua Portuguesa e Matemática, também a nível de Estado.”

Segundo o Pe. Walmir Lima, dentre os programas desenvolvidos nesses quase dois anos destacam-se o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que assegura o direito de aquisição da língua escrita alfabética de todas as crianças em até no máximo os 8 anos de idade e o Projeto Entre na Roda juntamente com o Salão do Livro de Picos, estes instigaram a realização de outras atividades, como Saraus e Cafés Literários nas escolas. “Com o Pnaic, o município foi agraciado, a nível de estado, pelo exitoso trabalho do pacto durante formação com coordenadores e professores. Em Picos, o pacto conta com a participação direta de 200 educandos, que atendem a 2.840 alunos”.

Para o secretário a expectativa é que o ano de 2015 seja ainda mais produtivo na rede municipal de ensino. “Continuamos com a garra de fazer um trabalho cada vez melhor, afinal nosso objetivo é atender e estar exclusivamente atento à demanda da educação, almejando um ensino de qualidade”.

Programas executados em parceria com o Governo Federal

Escola Campo; Escolas Sustentáveis; Água na Escola (contemplando as escolas João Romualdo e Luzia de Moura Santos); Atleta na Escola; Mais Educação; Projovem Campo Saberes da Terra; Mais Cultura; Acessibilidade na Escola; Projeto Brincar; Aquisição de ônibus escolar; ESCRAVO, NEM PENSAR! Entre na Roda; Banda larga na escola, Instalação de oito Salas de Recurso Multifuncionais.

Construções através do Plano de Ações Articuladas (PAR)

Construção de quadras cobertas nas escolas de Torrões, Mirolândia, Pedrinhas e Morada do Sol. Construção de Creche no Valparaiso e no bairro Boa Vista, esta com empenho de todo o mobiliário. Construção de escola no bairro Morada Nova.

Obras solicitadas junto ao Plano de Ações Articuladas (PAR) e que estão em análise no MEC:

Construção de escolas em Fátima do Piauí, Coroatá, Torrões, Cajazeiras e bairro Belo Norte.

Reforma e ampliação: Bocolô, Lagoa Compridas, Morada do Sol, Três Potes, Mirolândia, Serra do Tanque, Samambaia, Paraibinha, Boa Vista e Passagem das Pedras.

OUTRAS AÇÕES

-Formações continuada para professores, motoristas, merendeiras;

-Realizações da I Semana Municipal do Livro Infantil; do Seminário de Educação Inclusiva;

-Realização da Conferência Municipal de Educação e enviou de delegados para a conferência nacional, em Brasília.

Vale ressaltar que essas conquistas é resultado de um planejamento anual feito por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação que, após analisar a demanda das

necessidades educacionais do município, preenche a plataforma do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) e solicita junto ao Ministério da Educação melhorias para a rede municipal de ensino.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade