ad16
EducaçãoGeral

Secretário municipal de educação ressalta importância da EJA

Alunos do EJA- Foto: Ascom/SEME
Alunos do EJA- Foto: Ascom/SEME

O Secretário Municipal de Educação, Padre Walmir Lima, visitou, nessa quarta-feira (03), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino que participavam da avaliação de desempenho da modalidade. Os estudantes das primeira e segunda etapas fizeram provas de Português e Matemática, que serão utilizadas como ferramentas de análise da EJA em Picos.

Durante a visita, o secretário ressaltou a importância da Educação de Jovens e Adultos para erradicar o analfabetismo. “Em nosso município ainda há muitos analfabetos e uma das nossas preocupações é mudar essa realidade, para isso contamos com o esforço e dedicação dos professores e, principalmente, dos alunos”.

Para o secretário Padre Walmir Lima, a EJA é uma oportunidade de jovens e adultos concretizarem o sonho de aprender a ler e escrever, antes disperso por algum motivo. “Sabemos do desafio que é assistir aula depois de um dia de trabalho, porém, a vontade de aprender e de continuar a caminhada educacional superam qualquer dificuldade”.

De acordo com o secretário, a Educação de Jovens e Adultos é tão importante quanto às demais modalidades. Padre Walmir Lima destacou que é meta da secretaria dar condições para que o jovem e o adulto permaneçam na escola recebendo ensino de qualidade que os desenvolva como cidadão pleno.

A aluna da primeira etapa da Escola Municipal Justino Luz, Noeme Luz, de 65 anos, disse que está aproveitando a oportunidade para aprender cada vez mais. “Gosto muito das aulas, esse é o momento que tenho para aprender a ler e escrever, não vou desperdiçar a oportunidade. Sempre tive vontade de estudar, mas as dificuldades eram maiores que as oportunidades. Agora é um momento que tenho para elevar minha autoestima, somando o aprendizado adquirido em sala de aula ao que tenho como bagagem que a vida me concedeu”.

Segundo a professora Nilvânia Catarino, o público da sala de aula da EJA é diversificado. “Temos jovens, adultos e idosos em uma mesma sala. Alguns desses alunos já estiveram na sala de aula, outros tiveram o primeiro contato com os estudos agora. Precisamos conquistar a confiança deles e ao mesmo instante incentivá-los a frequentar as aulas”.

O município de Picos conta com aproximadamente 1.500 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos, que recebem apoio direto da Secretaria Municipal de Educação, através do secretário Padre Walmir Lima.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade