ad16
CidadeGeralSaúde

Secretraria Municipal de Saúde amplia Inclusão Social

Cadeira de roda
Foto: Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Picos, através do serviço social da instituição, vem ampliando e fortalecendo cada vez mais o acesso dos usuários picoenses aos serviços de Alta Complexidade.

Através da SMS são oferecidos serviços especializados que requerem um conjunto de procedimentos que no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) envolve alta tecnologia e alto custo. O atendimento dos usuários pelo Serviço Social da SMS vem propiciando à população acesso a esses serviços qualificados, integrando  os demais níveis de atenção à saúde.

As principais demandas de usuários atendidas pelo Serviço Social na SMS são advindas das equipes do Programa Saúde da Família e demais órgãos que compõem a Secretaria de Saúde, as demandas são: orientações e preparação de prontuários para aquisições de Órteses, Próteses; e meios auxiliares de locomoção (cadeira de rodas, andadores, muletas,etc.); orientação para a obtenção de medicações especializadas; acesso aos tratamentos  Oncológicos e de Reabilitação Física de Alta Complexidade. Além de encaminhamento para consultas especializadas com cirurgião cardiovascular; cirurgiões oftalmológicos; dentre outros.

O Serviço Social da Secretaria mantêm também os serviços de apoio ao transporte e hospedagem disponibilizando regularmente aos usuários mais carentes, que não dispõem de recursos para pagamento ou não conseguem desburocratizar o acesso aos benefícios a que tem direito.

As demandas são solicitadas através da CERAS – Central de Regulação da Saúde no PIAUÍ. De acordo com dados da SMS até julho de 2011 foram cerca de 230 atendimentos entre consultas, exames e medicações. Foram realizadas mais de 50 solicitações de Órteses, Próteses e cadeiras de rodas. E foram elaborados e organizados mais de 60 relatórios de viagens dos usuários dos serviços de janeiro a junho de 2011.

De acordo com a assistente social da SMS, Edilma Sousa, em julho de 2011, o município Picos conquistou a descentralização de marcação de consultas especializadas e começou agendar em setembro de 2011 através do sistema de gerenciamento “GESTOR SAUDE”, suas próprias consultas. “Os Processos com solicitações de exames e próteses auditivas deixam de ser enviados para a CERAS e passaram a serem enviadas diretamente para a Central do SUS, as órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção passam a ser enviadas diretamente para CEIR, diminuindo consideravelmente o tempo das autorizações e liberações dos processos,” explicou assistente social.

Ainda de acordo com dados da SMS foram feitos de julho a dezembro de 2011, no atendimento geral da assistência social, 750 atendimentos diversos.

Para solicitar órteses, protéses, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção na Oficina Ortopédica basta entregar a documentação necessária na Secretaria Municipal de Saúde.  O setor de serviço social da Secretaria de Saúde de Picos funciona nas segunda e nas quarta-feira, a partir das 09:00h, na sede da secretaria.

“Para o ano de 2012 nossa meta é bater os números de atendimento de 2011. Nosso objetivo é dar suporte aos picoenses que necessitam de  encaminhamentos de serviços de saúde mais complexos, ofertados nos grandes centros,” afirmou Edilma Souza, assistente social da SMS.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade