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Seduc apresenta Plano de Intervenção Pedagógica em Picos

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Auditório da Escola Normal Oficial de Picos - ENOP
Auditório da Escola Normal Oficial de Picos - ENOP - Foto: Lívia Barroso

A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) deu início na manhã desta terça-feira (30) à apresentação do Plano de Intervenção Pedagógica para os coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual de ensino de Picos e macrorregião. Evento acontece na sede da Escola Normal Oficial de Picos (ENOP) e vai até a tarde desta quarta-feira (31).

De acordo com a Professora Joara Delane Ribeiro, da Superintendência de Ensino da SEDUC, o objetivo do evento é transformar os coordenadores pedagógicos em multiplicadores para que os índices de avaliação de desempenho da Prova Brasil sejam melhorados. “Nós estamos em um ano de Prova Brasil. A avaliação é um processo permanente, importante. Esse plano é um processo de sistematização com objetivo de elevar os indicadores de desempenho de avaliação do Ideb em nosso estado”, pontua.

Sobre a importância dos professores no processo, ela afirma que a participação dos mesmos é de fundamental importância e por isso é importante que os coordenadores pedagógicos saibam repassar os pontos abordados durante o evento. “Eles são responsáveis por planejar, avaliar, escolher os monitores, trabalhar o planejamento com os professores nas disciplinas de português e matemática e ao mesmo sensibilizar a própria comunidade – os pais e alunos – para a importância deste trabalho”, disse ela.

O Plano de Intervenção Pedagógica já foi apresentado em Teresina e Parnaíba. Picos, Floriano e Bom Jesus foram escolhidas como pólo para receber as Gerências Regionais de Educação de suas respectivas regiões nesta terça e quarta-feira.

Prova Brasil
Segundo o Portal do MEC, “a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos”.

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