GeralPolíciaTodas as Notícias

Sejus estuda ampliar tornozeleiras eletrônicas para Picos e Floriano

anuncio17 UNIFSA

A Secretaria de Justiça do Piauí estuda a ampliação do uso de tornozeleiras eletrônicas para detentos no Piauí. Além de Teresina, Parnaíba e Luís Correia, os municípios de Picos e Floriano devem ser os próximos inseridos na central de monitoramento, que verifica que o aparelho está sendo usado corretamente pelo apenado.

As tornozeleiras são usadas hoje por 129 presos. O diretor administrativo de presídios, Fagner Martins, confirmou em entrevista no Jornal do Piauí desta segunda-feira (22) que o cronograma de expansão prevê a ampliação para até 500 monitorados.

Diretor administrativo de presídios, Fagner Martins-Foto:  Cidade Verde
Diretor administrativo de presídios, Fagner Martins-Foto: Cidade Verde

Em Picos, o sistema deve ser implantado no segundo semestre de 2015. Já em Floriano, a novidade poderá chegar até o início de 2016.

Na central de monitoramento, quatro pessoas se revezam durante 24 horas para monitorar o uso das tornozeleiras, desde se os presos saíram do limite estabelecido por lei ou se fizeram a recarga diária de três horas da bateria.

Fagner Martins explica que o contrato firmado pelo governo do estado permite se estender para mais de 1.000 unidades de tornozeleiras, mas isso só será feito seguindo cronograma estabelecido com a Justiça.

A intenção da Sejus agora é colaborar com as decisões dos juízes para melhorar a qualidade do monitoramento. Cerca de 15% apenados com tornozeleira já tentaram romper a mesma. Segundo Fagner Martins, em alguns casos os perfis de detentos não seriam os ideais para uso do equipamento.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.