ad16
Geral

Selo Unicef 2013-2016 é lançado em Picos

Selo Unicef é lançado em Picos-Foto: Romário Mendes
Selo Unicef é lançado em Picos-Foto: Romário Mendes

Aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (25), na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, o lançamento do Selo Unicef Município Aprovado – edição 2013-2016 da cidade de Picos.

Na ocasião, a coordenadora do Selo Unicef em Picos, a assistente social, Cláudeia Lima, apresentou as metas para conseguir o Selo ao prefeito Kleber Eulálio e aos membros das secretarias envolvidas; dos Conselhos Municipais da Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e do Conselho Tutelar.

Um dos principais objetivos do Selo é priorizar as políticas e o orçamento público voltado às crianças e aos adolescentes, atuando como uma ferramenta que permita avanços positivos na qualidade de vida dos jovens do município.

Além de fortalecer a gestão municipal, o Selo também torna possível a avaliação quanto à qualidade das políticas públicas desenvolvidas em cada município.

A cidade de Picos buscou a certificação do Selo em três oportunidades, porém não obteve êxito em nenhuma das tentativas. De acordo o prefeito Kleber Eulálio,  a Prefeitura irá buscar a certificação do Selo Unicef. “Vamos atingir aquelas metas que são exigências da Unicef que tem ações voltadas para crianças e adolescentes e vamos conseguir a certificação”, conta o prefeito.

Prefeito Kleber discutindo o Selo-Foto: Romário Mendes
Prefeito Kleber discutindo sobre o Selo Unicef -Foto: Romário Mendes

 A assistente social, Cláudeia Lima, informou que a reunião teve o objetivo de capacitar os envolvidos na busca de conquistar o Selo para atuar na execução das ações. “As ações vão se dar nas escolas, nos hospitais, enfim, vamos formar uma rede para podermos cumprir todas as etapas propostas pelo guia metodológico do Unicef para conseguimos a certificação. Tem que melhorar esses indicadores”, explica Cláudeia.

Assitente Social, Cláudeia Lima-Foto: Romário Mendes
Assitente Social, Cláudeia Lima-Foto: Romário Mendes

Segundo o presidente do Conselho Tutelar, Josimar Lima, o Dunga,  a reunião foi louvável e acrescentou que nunca tinha participado de um encontro para debater o assunto.

“Essa é a primeira reunião que engloba o Conselho municipal de Direitos, pessoas da educação, pessoas da saúde e o prefeito. Nunca tínhamos uma reunião como essa. Eu acredito muito que Picos vai ganhar o Selo Unicef, porque hoje estão todos se preocupando melhor para conseguir a certificação”, conta.

Segundo Amós Santiago, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, o conselho tem um papel muito importante, uma vez que é um órgão de políticas públicas de definição e de deliberação.

“O nosso conselho estar aqui para somar e crescer nesses indicadores cumprindo com os seus papéis para garantir o controle social para que a política pública verdadeira”, diz.

O secretário de Educação e vice-prefeito, Padre Walmir; a secretária de Assistência Social, Cecília Neri; a secretária de Planejamento, Oneide Rocha; o presidente da CDL, Cláudio Galeno e o presidente da ACINPI, Martinho Cosme também participaram do encontro.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade