ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesMunicípiosPio IXTodas as Notícias

Sem chuva desde 2010, barragem seca e peixes morrem em Pio IX

[ad#336×280]A série especial “Água, o grande desafio” teve início nesta segunda-feira (02) durante o Jornal do Piauí, da Tv Cidade Verde. Na primeira reportagem, sobre a falta de água nos reservatórios do Estado, a repórter Karina Matos mostrou a situação crítica em que se encontra a barragem Cajazeiras no município de Pio IX.

Desde 2010 não chove na região, agravando ainda mais a situação dos moradores. De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) a barragem encontra-se com apenas 0,1% de sua capacidade e foi considerada seca no final de janeiro de 2015. No entanto, os moradores não utilizam a água do reservatório há mais de um ano.

Barragem Cajazeiras no município de Pio IX
Barragem Cajazeiras no município de Pio IX

“A água da barragem não serve pra nada. Não dá para usar para banhar, não dá para beber, cozinhar. Não dá para fazer nada. Tudo que eu faço é com a água da cisterna, porque essa água aí da barragem não dá para usar”, lamentou a agricultora Marina Carvalho.

Peixes estão morrendo na barragem Cajazeiras n
Peixes estão morrendo na barragem Cajazeiras n

Os pescadores da região também lamentaram o estado da barragem. “É uma calamidade, porque a gente vive do peixe e a falta de chuva e de recursos, não tem como a gente sobreviver. Tem gente que vem de fora e não quer comer porque pensa que o peixe está doente. Realmente não tem como ele estar sadio com uma água dessas”, ressaltou o pescador Francisco Alves.

VEJA O VÍDEO DA REPORTAGEM DA TV CIDADE VERDE

A reportagem flagrou vários peixes mortos tanto nas águas como na margem da barragem.

Umbu prejudicado
Outro pronto abordado pela reportagem foi a forma como a escassez da água tem afetado o trabalho das catadoras de umbu, da cidade de Francisco Santos. No município, uma cooperativa vendia a polpa do umbu através de uma parceria com o Governo Federal. No entanto, a compra foi suspensa devido à falta de estrutura para ter o selo da Vigilância Sanitária.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade