ad16
JaicósMunicípios

Lixo toma as ruas de Jaicós e população sofre com descaso e mau cheiro.

[ad#336×280]Com mais de uma semana sem a coleta de lixo, as ruas da centenária cidade de Jaicós estão tomadas pelo lixo. Às vésperas no Natal, a cidade vive um verdadeiro caos quanto à limpeza pública. O lixo produzido na feira livre do município, na última segunda-feira (17), ainda está nas ruas.

O motivo da paralisação da coleta, pela empresa responsável, é devido à falta de pagamento que não é feito pela Prefeitura Municipal. O descaso incomoda a população. Em alguns pontos, os próprios comerciantes estão realizando a coleta.

Em outros casos, os moradores estão fazendo amontoados de lixos nas esquinas das ruas, em canteiros e terrenos baldios, para não sofrerem com o mau cheiro. E assim, montanhas se acumulam em todos os bairros da cidade.

A Rua Marechal Alves Filho, no centro comercial de Jaicós, o forte odor provocado pelas lixeiras predomina. O problema atrapalha inclusive o comércio local. Uma montanha de lixo está acumulada em frente a supermercados e ao escritório da Emater.

No Bairro Nova Olinda, a poucos metros do Hospital Florisa Silva, um terreno baldio se transformou em um verdadeiro lixão. A população está tendo que conviver com o mau cheiro e com os porcos, galinhas e insetos. Em outro ponto, próximo ao Posto Nossa Senhora das Mercês II, outra montanha de lixo está amontoada na Avenida Frutuoso Jusselino.

No Bairro João Melé, a situação é crítica e os moradores estão revoltados. Segundo eles, a coleta não acontece desde as eleições. O jeito foi queimar o lixo. O bairro não tem calçamento e o lixo se mistura ao esgoto.

O caso já foi levado ao conhecimento do Ministério Público pelo vereador Benedito Alencar da Silveira (PMDB). Na última terça-feira (18), o parlamentar encaminhou um ofício ao promotor de Justiça, contendo em anexo, fotos do lixo espalhado pelas ruas.

“O povo deste município se sente envergonhado. Jaicós é um município tradicional, histórico, uns dos primeiros do Piauí, que em período festivo, de Natal e Ano Novo, recebe a visita de filhos que residem em outros centros, e estes se deparam com o lixo tomando conta das ruas de sua terra natal”, disse Benedito.

No dia 19, o Ministério Público se reuniu com o representante da empresa responsável pelo serviço de coleta. A empresa justificou a paralisação e se comprometeu em realizar o serviço. Porém, a problemática continua.

Nesta quinta-feira (20), durante a Sessão de encerramento do ano legislativo, o vereador Benedito Alencar (PMDB) voltou a cobrar uma ação imediata por parte dos responsáveis.

Na tarde desta quinta-feira (20), a reportagem do portal Cidades na Net percorreu alguns bairros da cidade e registrou a situação de abandono que se encontra a cidade, quanto à limpeza pública. Veja imagens:

Com informações do CidadesnaNet

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade