ad16
MunicípiosTodas as Notícias

Sem repasse, gestores ameaçam não pagar 13º salário de servidores

[ad#336×280]Os servidores municipais de alguns municípios do Piauí poderão ficar sem receber o 13º salário este ano. A declaração é do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, que explicou que o fato acontecerá caso o Governo Federal não forneça nenhum auxilio aos municípios, que estão sem recursos para arcar com as despesas impostas pela administração pública.

De acordo com Arinaldo Leal, a falta de recursos se justifica pela constante queda do Fundo de Participação dos Estados (FPM), principal fonte de receita das cidades. O prefeito de Vila Nova explica que neste mês do Outubro estava previsto que o repasse viesse com reposição das perdas por parte do Governo Federal, mas isso não aconteceu.

Arinaldo Leal (PSB), prefeito de Vila Nova do Piauí-Foto: Karla Danielle
Arinaldo Leal (PSB), prefeito de Vila Nova do Piauí-Foto: Karla Danielle

“Tivemos uma queda do FPM em maio, junho e julho. Em agosto teve um aumento, mas em setembro caiu novo. Em outubro, que esperávamos uma reposição, caiu novamente. Isso está causando um grande desequilíbrio financeiro. Os prefeitos não estão conseguindo realizar todos os pagamentos, porque a conta não fecha”, contou.

Arinaldo Leal conta ainda que este problema com FPM acontece todos os anos, mas que no segundo semestre sempre há uma compensação financeira por parte da União, fato que não se concretizou este ano. “Sem um auxilio do Governo Federal, tenho certeza de que os gestores não conseguirão bem finalizar a folha de pagamento deste mês, avalie o 13º salário”, afirmou.

O presidente da APPM declara que é necessário que o Governo Federal olhe com prioridade para os municípios, pois eles são os pontos mais importantes da solução. Arinaldo Legal conta que um maior cuidado por parte da União com os municípios seria a solução para o problema econômico do país.

“Os programas federais são regidos aqui, nos munícipios. Como eles jogam os programas para as pegas cidades e não mandam os recursos para as despesas? É necessário uma compensação por parte do Governo Federal para que não haja os problemas financeiros no País”, finalizou.

PortalAZ

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade