ad16
DestaquesEducaçãoSão JuliãoTodas as Notícias

Sem salário, professores da Rede Estadual paralisam atividades em São Julião

Os docentes alegam que iniciaram os trabalhos no dia 11 de fevereiro, mesma data em que foi assinado o contrato de serviço, e que, até o momento, ainda não receberam suas remunerações.

Os professores Celetistas da Rede Estadual de Ensino que que atuam nas escolas Alice Rocha e Aprígio Pereira Bezerra no no município de São Julião – PI resolveram paralisar suas atividades nessa segunda-feira , 13 de maio.

Os docentes alegam que iniciaram os trabalhos no dia 11 de fevereiro, mesma data em que foi assinado o contrato de serviço, e que, até o momento, ainda não receberam suas remunerações.

Além de São Julião, outros 15 municípios do Piauí resolveram paralisar suas atividades por falta de pagamento. A paralisação ocorre nas seguintes cidades: Padre Marcos, Francisco Macedo, Jaicós, São Raimundo Nonato, Guaribas, Caracol, Jurema, Anísio de Abreu, Dom Inocêncio, São Brás, Várzea Branca, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, Bonfim do Piauí e Coronel José Dias.

Os profissionais – que trabalham como substitutos – foram contratados através de testes seletivos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e alegam que recebem menos que o salário mínimo. O governo do Piauí confirma a inadimplência e informou que até o fim de maio o débito será quitado.

LEIA A NOTA COMPLETA DA SEDUC

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que os pagamentos dos meses de fevereiro e março dos professores substitutos já estão sendo providenciados, por meio de uma folha suplementar, e que até o final do mês de maio o valor será debitado.

A secretaria informa ainda que o piso nacional é adotado para o pagamento dos professores efetivos. Já os substitutos recebem remuneração conforme valor especificado em edital.

O valor da remuneração bruta de um professor substituto 20h equivale a um salário mínimo de onde são descontados INSS e auxílio transporte, contribuições que refletem no valor do salário líquido.

Fonte: Portal É Notícias, com informações do Portal NPM

Tags

Leia Também