ad16
Geral

Semam de Picos recebe capacitação sobre emissão de Licenciamento Ambiental

Capacitação na Casa Brasil-Foto: Ascom
Capacitação na Casa Brasil-Foto: Ascom

A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) participou de uma capacitação sobre Licenciamento Ambiental. A capacitação aconteceu no auditório da Casa Brasil do município nos dias 27, 28 e 29 de novembro com uma equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR).

Daniel Guimarães e Waneska Vasconcelos vêm ministrando esta capacitação em outros municípios do estado a fim de tornar possível a emissão das licenças ambientais nos órgãos municipais e reduzir de forma significativa à sobrecarga que há na secretaria estadual.

“O município, com o treinamento, vai estar apto para exercer o licenciamento no âmbito municipal, e isso vai facilitar para os empreendimentos do município que não vão mais precisar ir a Teresina, então, ele terá uma resposta dentro do próprio município, passando a ser uma coisa menos onerosa e mais rápida.” Diz Daniel.

Capacitação sobre emissão de Licenciamento Ambiental-Foto: Ascom
Capacitação sobre emissão de Licenciamento Ambiental-Foto: Ascom

Sobre a importância desta capacitação, Daniel afirma que Picos é um município estratégico e grande, e isso vai diminuir a pressão que o estado sente na questão do licenciamento.

Picos é a décima segunda cidade que está recebendo o treinamento, dentre as que já passaram pelo mesmo processo estão os municípios de Corrente, Floriano, Campo Maior, Parnaíba, José de Freitas, Água Branca, Valença e Amarante.

Antes dos municípios estarem aptos a emitir o licenciamento, somente a SEMAR poderia emiti-lo, mas desde o ano de 2012 que estão realizando este trabalho para que possa diminuir a quantidade de processos no âmbito estadual  e fazer com que os municípios possam ativar suas secretarias.

Esta é a segunda capacitação que é feita com a equipe da semam de Picos. No mês de maio os fiscais do órgão foram encaminhados ao município de Floriano para que pudessem receber o treinamento. Desta vez, com a vinda da equipe da SEMAR a Picos foi possível a participação não só dos fiscais mas também de todo o corpo técnico e administrativo da secretaria.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Picos, Gláuber Silva, a equipe de fiscalização juntamente com a equipe de licenciamento estão em campo notificando e advertindo sobre a necessidade do licenciamento e aconselhando que procurem a secretaria para se legalizar.

Público presente na capacitação-Foto: Ascom
Público presente na capacitação-Foto: Ascom

“Nossos fiscais estão em campo notificando para que procurem a secretaria e possam estar aderindo a campanha “Licenciar é Legal”. Em picos esta chegando agora mas acho que todos tem esta consciência da necessidade do licenciamento por que é o que manda a lei, e nossa campanha educativa é essa, estar visitando os empreendimentos, as empresas, não multando inicialmente mas advertindo, e futuramente quem não estiver licenciado vai receber uma multa e pode até ter sua atividade embargada” diz o secretário Gláuber.

Com relação aos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, Gláuber afirma que os recursos arrecadados através dos licenciamentos e das multas ambientais vão ser revertidos em beneficio da comunidade, em obras ambientais e em trabalhos educativos. “Nos iremos além de inibir a degradação ambiental iremos levar benfeitorias e obras positivas ao meio ambiente”. Finaliza.

Ascom

Tags

9 Comments

  1. Hi to all, I am also actually eager of learning Personal home pages programming, but I am new one, I each time used to examine posts related to PHP programming.

  2. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely helpful and it has helped me out loads. I hope to contribute & assist other users like its helped me. Great job.

  3. Another thing I have noticed is the fact for many people, poor credit is the reaction of circumstances above their control. Such as they may be actually saddled having an illness and because of this they have excessive bills going to collections. It could be due to a job loss or maybe the inability to go to work. Sometimes breakup can truly send the money in a downward direction. Many thanks sharing your opinions on this weblog.

  4. What’s up to all, I am also genuinely eager of learning PHP programming, however I am new one, I always used to examine articles or reviews related to PHP programming.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade