ad16
GeralTodas as Notícias

Semar instala pluviômetros em Picos

Com o objetivo de fortalecer a rede de monitoramento de recursos hídricos do estado, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com a Federação dos Trabalhadores Agrícolas (Fetag), instalou aparelhos pluviométricos em 30 municípios piauienses.

Os pluviômetros, equipamentos que medem o índice de precipitação de chuva sobre uma região, foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Semar, junto à Agência Nacional de Águas (ANA).

Pluviometro
Pluviometro

Os equipamentos chegam aos municípios de Sigefredo Pacheco, São Miguel do Tapuio, Nossa Senhora dos Remédios, Piripiri, Caraúbas do Piauí, Cocal, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Elesbão Veloso, Valença, Picos, Angical do Piauí, Monsenhor Hipólito, Vila Nova do Piauí, Pio IX, Nazaré do Piauí, Oeiras, Jaicós, Simões, Paulistana, São Francisco de Assis do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Simplício Mendes, Ribeira do Piauí, Itaueira, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Antônio Almeida, Paes Landim e Curimatá.

De acordo com a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, que está à frente do projeto, um dos objetivos do programa é fazer o mapeamento das chuvas de acordo com a região. “A chegada desses equipamentos vai nos permitir expandir os dados da rede pluviométrica piauiense, facilitando a inserção de novos dados e, consequentemente, as previsões meteorológicas,” pontuou Sônia.

A validação dos dados pluviométricos desses municípios beneficiará diretamente o produtor. Com dados mais precisos e atualizados em mãos, o agricultor terá mais facilidade em ter acessos a programas assistenciais dos Governos Federal e Estadual. Além disso, o zoneamento deve proporcionar uma melhor compreensão de aptidão agrícola do município.

Os locais para a instalação dos equipamentos foram definidos por meio de indicações da Fetag e de sindicatos rurais locais, bem como todas as pessoas responsáveis por acompanhar os dados obtidos.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade