ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEducaçãoGeral

SEME realiza final da III Gincana Picoense de Matemática

Alunos de 30 escolas da rede municipal de ensino se reuniram na tarde desta sexta-feira (22), na quadra do Picoense Clube, para participarem da III Gincana Picoense de Matemática, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEME), através da coordenação de matemática. Em clima de competição, pelos três primeiros lugares, uma média de 250 estudantes do Fundamental II, 6º ao 9º ano, realizaram a prova e outros participaram como torcedores.

Segundo o secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima, a gincana busca estimular o raciocínio lógico e o trabalho em grupo, além de preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática. O secretário destaca o envolvimento das escolas na participação do evento. “A gente percebe um empenho maior das equipes escolares no decorrer desses anos. Na primeira edição poucas escolas participaram, agora a maioria quer competir, a comunidade escolar se envolve. Isso é muito importante, o alunado precisa desenvolver o interesse pela matemática. Queremos estudantes que saibam trabalhar em equipe, que saibam ter iniciativas, resolver problemas”.

Alunos participando da Olimpíada-Foto: Ascom Seme
Alunos participando da Olimpíada-Foto: Ascom Seme

De acordo com o coordenador de matemática da SEME, professor Antônio Júnior, a gincana foi dividida em duas fases: A primeira etapa realizada em cada escola e a final que reuniu todos os participantes em um único espaço. Os competidores ficaram divididos em dois níveis, nível I (6º e 7º anos) e nível II (8º e 9º anos).

Coordenador de matemática da SEME, professor Antônio Júnior-Foto: Ascom Seme
Coordenador de matemática da SEME, professor Antônio Júnior-Foto: Ascom Seme

Cada equipe, formada por quatro alunos responderam uma prova de 25 questões, em seguida as mesmas foram avaliadas pelo júri constituído por cinco professores. Depois, o coordenador anunciou os nomes das seis escolas campeãs, que foram:

Secretário de Educação, Padre Walmir-Foto; ascom Seme
Secretário de Educação, Padre Walmir-Foto; ascom Seme

Nível I

1° Lugar- Escola Municipal Expedito Albano (Curralinho)

2º Lugar- Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios (Torrões)

3º Lugar- Escola Municipal Padre Madeira (Centro).

Nível II

1º Lugar- Manoel da Cruz Lima Sobrinho (Tabatinga)

2º Lugar- Francisco Barbosa de Moura (Boa Sorte)

3º Lugar- Francisco Jeremias de Barros (Samambaia).

Os ganhadores foram contemplados com TVs, Bebedouros gelágua, micro systems e medalhas.

A gincana contou com o apoio do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí- Campus Helvídio Nunes de Barros. Os acadêmicos ministraram aulão preparatório e, ainda, participaram da final como fiscais e jurados.

Ascom SEME

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade